Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Brigadeiro de capim cidreira

Mais uma receita diferente de brigadeiro para as festas que estão chegando.

Esta é uma receita refrescante e suave que cai bem para encerrar a refeição. Também para um docinho no fim do dia quando bate aquela vontade de um aconchego.

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (395 g)

70 g de leite integral

30 g de capim cidreira (capim limão)

açúcar cristal

Forminhas de papel nº 5


Preparo:

Bata o capim cidreira com o leite no liquidificador, leve a mistura ao fogo para aquecer, desligue e abafe por 15 minutos. Passe por uma peneira fina, apertando bem para sair todo o suco.

Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado e o leite batido e peneirado. Misture bem para incorporar e ficar homogêneo. Leve ao fogo médio. Mexa até chegar ao ponto de enrolar, ou seja, deve estar desgrudando completamente do fundo da panela, ou ao pegar um pouco da massa e derrubar sobre a que está na panela ela cai em blocos ou ao abrir um caminho no meio com a espátula, as partes não se juntam. Desligue o fogo e misture para deixar homogênea.

Despeje em uma vasilha untada com um pouco de manteiga ou desmoldante. Cubra com filme plástico aderido à superfície e espere esfriar por pelo menos 6 horas em temperatura ambiente antes de enrolar.

Unte ligeiramente as mãos com manteiga ou desmoldante e faça bolinhas de 15 gramas. Passe pelo açúcar cristal, boleie novamente e coloque em forminhas.


Rendimento: 22 unidades

 


 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Brigadeiro de especiarias

Acabando o ano e pensando em receitas para as festas...
Brigadeiro sempre faz sucesso em qualquer encontro. Esta receita é para fugir um pouquinho da receita clássica.
Este doce evoca o sabor de um pão de mel por trazer as especiarias típicas da receita tradicional. O mix de especiarias pode ser ajustado de acordo com o paladar e com as especiarias disponíveis. Este doce é marcante. Pode ser também recheado com um pouco de doce de leite mais firme, também reforçando a lembrança do pão de mel. Usei o creme de leite de 20%, mas é possível usar o de 17% mantendo os demais ingredientes na mesma quantidade. Uso uma balança de precisão para as especiarias. Mas como as medidas são uma referência e que podem ser ajustadas de acordo com a preferência por cada especiaria, também tem as referências usando a colher medidora.

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (395 g)

100 g de creme de leite de caixinha

10 g de manteiga sem sal

40 g de chocolate em pó 50%

40 g de chocolate 54% em callets ou barra picado

1 g, de canela em pó, equivalente a 1/2 colher (chá)

0,4 g de noz-moscada ralada,, equivalente a 1/4 colher (chá)

0,4 g de cardamomo em pó, equivalente a 1/4 colher (chá)

0,4 g de cravo em pó, equivalente a 1/4 colher (chá)

chocolate granulado 

Forminhas de papel nº 5


Preparo:

Passe as especiarias por uma peneira fina e deixe separado pois serão usadas só no final.

Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado e o creme de leite. Misture bem para incorporar. Acrescente o chocolate em pó e misture novamente. Coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, coloque o chocolate em pedaços e continue misturando até chegar no ponto desejado. Se for para comer de colher, ele deve estar mais encorpado, mas mole. Se for para recheio, deve estar soltando de leve da panela e ao passar a espátula no meio ele voltar a juntar, mas devagar. Para enrolar deve estar desgrudando completamente do fundo e ao abrir um caminho no meio, as partes não devem se juntar. Desligue o fogo, coloque as especiarias e misture bem para incorporar.

Despeje em uma vasilha untada com um pouco de manteiga ou desmoldante. Cubra com filme plástico aderido à superfície e espere esfriar por pelo menos 6 horas em temperatura ambiente antes de enrolar.

Unte ligeiramente as mãos com manteiga ou desmoldante e faça bolinhas de 15 gramas. Se quiser rechear, ache a bolinha, coloque um pouco de doce de leite firme no centro, feche e boleie com delicadeza. Passe pelo chocolate granulado e coloque em forminhas.


Rendimento: 22 unidades




domingo, 19 de dezembro de 2021

Bolo de laranja

Acabando o fim de semana... Tempo refrescou. Um bolinho caseiro simples é uma boa pedida para hoje. E sendo um bolo do tipo pá-pum, melhor ainda. Nem deu para esperar muito. Desenformei morno. Mais uma receitinha e bolo com a laranja inteira.

Ingredientes:

1 laranja inteira com a casca e sem as sementes e o caroço da ponta
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga para untar


Preparo:

Unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Ligue o forno para preaquecer.
No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar e a laranja cortada em gomos.
Em uma vasilha à parte, peneire a farinha e o fermento. Junte a mistura do liquidificador, misture bem e coloque na forma preparada.
Leve ao forno a 200ºC até crescer, abaixe para 180ºC e asse até que enfiando um palito ele saia seco e esteja dourado. Tempo total, aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar, desenforme e sirva.


Rendimento: aproximadamente 16 fatias







sábado, 18 de dezembro de 2021

Temperos para peixes

 AÇAFRÃO

Ideal para ser usado em paella e risotos de peixe e frutos do mar.

 

ALECRIM E CEBOLINHA

Use em molhos à base de creme de leite.

 

ALHO-PORÓ

Use em molhos e caldos de peixe.

 

COENTRO

Perfeito para moquecas e caldeiradas.

 

ENDRO

Use em peixes assados.

 

ESTRAGÃO

Bom para usar com frutos do mar.

 

MANJERONA

Misture com manteiga derretida e use em peixes grelhados. 


PIMENTA-DO-REINO

Misture com limão, vinagre, sal e alho e use como molho para peixes assados.


TOMILHO

Use em peixes cozidos e assados.


MISTURINHAS

Bata no liquidificador um punhado de manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro e tomilho com um fio de azeite. Passe por todo o peixe e espere uma hora antes de cozinhar o peixe.


Misture 100 ml de azeite, 1 xícara (chá) de vinho branco seco, 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado, 1 dente de alho triturado, 1 colher (chá) de noz-moscada ralada e sal a gosto. Utilize esta mistura para temperar um peixe inteiro, passando por cima e por dentro. Aguarde 30 minutos.


Bata no liquidificador 200 ml de azeite, 1 ramo de tomilho fresco, 1 de salsa, 1 dente de alho picado, 1 cebola picada, 1 pitada de colorau, pimenta-do-reino e sal a gosto. Passe nos filés ou postas e espere 1 hora para pegar o tempero.




Peixes e frutos do mar

O peixe é uma alimento muito nutritivo e um aliado para uma alimentação saudável e para perda de peso. Ainda ajuda a controlar o colesterol. Tem cálcio, fósforo e vitaminas A, D, B1 e B2. Mas por ser delicado e que estraga fácil, tem que ter alguns cuidados na compra.


PEIXES:

- Observe onde eles estão expostos. Deve estar coberto por gelo e na temperatura máxima de 5ºC.

- Os olhos devem estar brilhantes, a guelra vermelha e a carne firme ao ser tocada. Teste pressionando-a levemente. Não pode ficar marcada, deve voltar. Caso contrário, é sinal de que não é fresco. As escamas devem estar firmes e resistir quando arrancadas com as mãos.

- O peixe deve cheirar a maresia. Cheiro forte indica que não está adequado.

- Se o peixe estiver congelado, deve ser descongelado lentamente, na geladeira. 

- Antes de cozinhar, esprema limão sobre ele para que a carne fique mais firme e branca.

- Antes de fritar, passe as postas ou filés no sal grosso, para que não desmanche.


CAMARÃO:

- O corpo deve estar curvado, não pode ter manchar vermelhas na cabeça nem pretas no corpo. A casca, cabeça e causa não devem se soltar facilmente. Carne firme. Como o peixe, o cheiro não pode ser forte.

- Deixe de molho durante 30 minutos em água com uma pitada de bicarbonato de sódio antes de fritar para que fique mais crocante.


LULA

- Pele rosada e carne bem branquinha. Pele não pode estar pegajosa e opaca. Deve ser conservada em gelo.


OSTRA E MEXILHÃO

- As conchas devem estar fechadas e firmes. Se pressionadas, não devem fazer ruídos ou estalar. Quando cozidas, só devem ser consumidas as que abriram naturalmente. O cheiro é forte, mas não azedo.


POLVO:

- Não pode ter cheiro forte e a carne deve estar firme. Pele acinzentada-brilhante.