Páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

Biscoito de polvilho

Mais uma receita de biscoito de polvilho. Como a outra, esta também é fácil mas demora um pouco no forno. Esta eu fiz para o lanche da tarde de hoje. Minha tia e três primos vieram visitar minha mãe. Foi uma tarde bem agradável. Bora repetir mais vezes.
Pode-se fazer tanto com polvilho doce como azedo, de acordo com a preferência ou o que tiver em casa. Dependendo do tamanho do ovo, pode variar a quantidade. Coloquem um de cada vez e sove bem a massa até incorporar para ver se precisa de mais.

Ingredientes:

500 g de polvilho (azedo ou doce)
3/4 de xícara (chá) de leite
3/4 de xícara (chá) de óleo
1 colher sopa (rasa) de sal
4 ovos inteiros


Preparo:

Ferva o leite e o óleo. Em uma vasilha funda coloque o polvilho e o sal. Vá colocando a mistura do leite e óleo aos poucos, mexendo com uma colher. Mexa um pouco, até amornar, com as mãos. Coloque os ovos, um a um, amassando bem. Quando a massa estiver homogênea, coloque em um saco de confeitar ou saco plástico firme e modele os biscoitos na assadeira. Leve ao forno médio, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos. Pode ser servido quente ou frio.



Rendimento: 25 biscoitos, aproximadamente


domingo, 25 de outubro de 2015

Pão simples

Depois de muito tempo sem me empolgar na cozinha estou de volta. Primeiro estava de férias, daí voltei e me envolvi com outras coisas e me desanimei um pouco. Daí minha irmã veio semana passada e falou que eu não fazia nada quando ela vinha para cá. Então fiz duas receitas, só que não postei. Agora estou retomando.
Esta é uma receita de um pão básico que eu adaptei para usar o levain. Como o dia hoje está frio, o processo foi demorado. Depois que eu alimentei o levain, esperei aproximadamente 3 horas até ficar pronto (com as bolhas). Fiz a massa, esperei 6 horas para fermentar e depois que modelei mais 6 horas para crescer. Se o tempo estiver mais quente, com menos tempo dá para ficar pronto. Deixe de 3 a 4 horas na primeira fermentação e depois de modelado de 2 horas.
O pão ficou macio e leve. Por ser um pão neutro, pode-se comer acompanhado de manteiga, requeijão, patê, creme de ricota ou uma geleia doce.
Perfeito para o chá da tarde ou café da manhã, como acabou sendo o caso deste.

Ingredientes:

100 g de levain (ou 45 g de fermento biológico fresco)
1 xícara (chá) de água morna
3 ovos inteiros
4 colheres (sopa), rasas, de açúcar
1 colher (sopa) de sal
50 g de manteiga
600 g de farinha de trigo peneirada, aproximadamente
manteiga para untar a forma e pincelar a massa.


Preparo:

Bata no liquidificador a água, os ovos, o açúcar, a manteiga e o sal. Se usar o fermento biológico, bata também. Despese em uma vasilha grande, coloque o levain e misture. Vá adicionando a farinha aos poucos, sempre mexendo. Quando o líquido estiver bem incorporado à massa, transfira para uma superfície lisa e sove a massa, acrescentando farinha em pequenas quantidades até que a massa não grude nas mãos, mas com cuidado para não ficar pesada. Faça uma bola e coloque em uma vasilha com farinha, cubra e deixe descansar e crescer. Vire a massa na superfície lisa, polvilhada com farinha de trigo, abra a massa e modele como quiser. Eu fiz um rolo e coloquei em uma forma grande de bolo inglês, untada com bastante manteiga. Espere crescer, pincele com manteiga derretida e leve ao forno médio, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos. Espere uns 10 minutos, desenforme e deixe sobre uma grade ou apoiado em algo que deixe que o ar circule e esfrie o pão. (Como usei a forma de bolo inglês, coloquei atravessado sobre ela virada para cima).
Sirva em seguida.


Rendimento: 1 pão de forma de aproximadamente 12 fatias