Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Bolo de cerveja

Esta receita peguei de um dos vários cadernos de receitas da minha mãe.
Ela está em um projeto com meu irmão de escrever as histórias da família. Em paralelo eu e ela estamos com um projeto de fazer as receitas de família e passar a limpo.
Então sempre que vou lá pego o caderno e vejo alguma para combinarmos fazer. Fizemos poucas das que fazia tempo que não fazíamos. Algumas sempre fazemos em casa e até já postei aqui, mesmo sem mencionar o projeto.
Esta receita, porém, não é uma que minha mãe ligue a algo em particular. Na verdade ela nem lembrava da receita. Como tinha cerveja em casa, resolvi testar. Eu não gosto de cerveja,mas, mesmo assim, bolo aprovado.
Como a receita é bem antiga, já até estava rasgada, então fiz o que achei que eram algumas quantidades, e o fermento eu achei que era muito pouco, então coloquei mais,


Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga (200 g)
4 ovos, separados
1 xícara (chá) de cerveja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó


Preparo:

Bata a manteiga e o açúcar em creme. Sempre batendo, junte as gemas. Junte a cerveja e misture bem. Coloque a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados, aos poucos, sempre misturando e depois bata mais um pouco na batedeira. Bata as claras em neve e adicione à massa, incorporando delicadamente. Coloque em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar, aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar e desenforme. Peneire açúcar de confeiteiro , se desejar.


Rendimento: 15 pedaços, aproximadamente



domingo, 20 de novembro de 2016

Pão com manjericão

Mais uma receitinha de pão de fermentação longa. Massa fácil de trabalhar e que se transforma em um pão macio, saboroso e com um cheirinho delicioso que toma conta da cozinha.
Seguindo a orientação do curso de pães que fiz, misturei farinha premium Anaconda com uma farinha italiana para pães, 300 e 200 g, respectivamente.
Além do processo longo da fermentação, este pão tem que ser planejado antes de começar a fazer porque o manjericão deve ser curtido no azeite de um dia para o outro.
Como eu acabei fazendo a massa hoje cedo, optei por não deixar crescendo na geladeira e deixar que a massa crescesse em temperatura ambiente. Como não estava muito quente deixei 6 horas na primeira fermentação e depois que moldei os pães deixei mais 2h30.

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo peneirada
300 g de água em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de folhas de manjericão picadas grosseiramente
30 g de azeite
100 g de levain
1 colher (sobremesa) de sal

Preparo:

De véspera misture as folhas de manjericão picadas com o azeite.
No dia seguinte, para fazer o pão peneire a farinha em uma superfície lisa limpa. Faça um "vulcão" com a farinha, deixando as bordas altas para que o líquido não vaze.
Vá colocando a água aos poucos e misturando. Coloque o levain, misture e continue colocando a água e puxando aos poucos a farinha da lateral. Quando faltar pouca farinha, coloque a mistura do azeite com o manjericão e incorpore o restante da farinha. Sove bem a massa com os punhos e sempre virando o sentido do pão para que a farinha incorpore bem, até que a massa fique lise.
Faça uma bola, coloque a massa em uma vasilha e cubra com um pano úmido. 

Após a massa crescer, vire sobre uma superfície enfarinhada, abaixe a massa e corte em 2 ou 3 pedaços. Puxe as bordas para o centro, una bem, modele uma boa e coloque na forma em que vai assar, com a parte que uniu as pontas virada para baixo.
Deixe crescer novamente e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 45 minutos, até que comece a dourar. Retire do forno e coloque sobre uma grade para que esfrie por igual.
O cheirinho é tentador, mas corte somente após esfriar.




Rendimento: 2 pães médios ou 3 pequenos.


sábado, 12 de novembro de 2016

Pão de frigideira

Depois de duas semanas de uma dieta detox (louca) de baixíssima ingestão, retorno com uma indicação da minha nutricionista para o café da manhã. Este é um substituto do pão, e é perfeita para quem quer evitar farinha branca. É uma das várias sugestões que ela deu para variar o café da manhã.
Confesso que quando ela me deu, lá em agosto, tive preconceito. Fui fazer só no mês passado. Mas aprovei. Apesar do nome pão, para mim lembra uma panqueca, do tipo que americano toma no cafe da manhã, fofinha. A sugestão da nutri é comer com uma colher (sopa) de geleia sem açúcar. Além disto, acompanhar de um chá, também sem açúcar, e uma fruta com chia.
Isto ela não falou, mas pode usar para um lanche leve no fim do dia. Como eu acho que é grande, tenho feito metade da receita. Mas hoje fiz inteira para dar uma ideia do tamanho. Estou colocando a receita inteira.


Ingredientes:

2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
2 colheres (sopa) de farinha de coco
1 colher (sobremesa) de azeite
1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã
1 colher (café) de fermento
1 pitada de sal
ervas a gosto


Preparo:

Misture bem todos os ingredientes. Coloque em uma frigideira antiaderente untada, em fogo baixo. Para untar a frigideira, uso um pouco do azeite da própria receita. Tampe e cozinhe em fogo baixo. Vire, tampe e termine de cozinhar. Cubra com a geleia que preferir.


Rendimento: 1 porção