Esta receita peguei de um dos vários cadernos de receitas da minha mãe.
Ela está em um projeto com meu irmão de escrever as histórias da família. Em paralelo eu e ela estamos com um projeto de fazer as receitas de família e passar a limpo.
Então sempre que vou lá pego o caderno e vejo alguma para combinarmos fazer. Fizemos poucas das que fazia tempo que não fazíamos. Algumas sempre fazemos em casa e até já postei aqui, mesmo sem mencionar o projeto.
Esta receita, porém, não é uma que minha mãe ligue a algo em particular. Na verdade ela nem lembrava da receita. Como tinha cerveja em casa, resolvi testar. Eu não gosto de cerveja,mas, mesmo assim, bolo aprovado.
Como a receita é bem antiga, já até estava rasgada, então fiz o que achei que eram algumas quantidades, e o fermento eu achei que era muito pouco, então coloquei mais,
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga (200 g)
4 ovos, separados
1 xícara (chá) de cerveja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Preparo:
Bata a manteiga e o açúcar em creme. Sempre batendo, junte as gemas. Junte a cerveja e misture bem. Coloque a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados, aos poucos, sempre misturando e depois bata mais um pouco na batedeira. Bata as claras em neve e adicione à massa, incorporando delicadamente. Coloque em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar, aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar e desenforme. Peneire açúcar de confeiteiro , se desejar.
Rendimento: 15 pedaços, aproximadamente




