Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Creme de frango

Voltando à série, receitas de família. Esta está no caderno que minha mãe fez quando ia se casar. Ou seja, tem mais de meio século.
É uma receita simples e deliciosa, mas que demora para ficar pronta. Então é bom começar cedo. São várias etapas. Tem que limpar o frango, cozinhar, desfiar e assar. Hoje o almoço saiu depois das 3 horas...
Minha mãe diz que fazia sempre quando eramos crianças. Para ser sincera, não lembro.
Hoje fiz metade da receita, mas vou colocar a receita inteira, com algumas adaptações. Usei 6 sobrecoxas e também fiz com menos tomate, usei só 2, porque não tinha mais em casa. Estou colocando o original, 8 tomates, mas pode ser menos. E se não tiver não tem problema. Cheiro verde também estou colocando menos.


Ingredientes:

1 frango inteiro
1 limão
1 cebola ralada
2 dentes de alho socados
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) do caldo do cozimento do frango
4 ovos
salsinha picada
cebolinha picada
louro
8 tomates, sem pele e sem sementes
água fervente o quanto baste
pimenta-do-reino moída na hora
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (aproximadamente)  de queijo parmesão ralado


Preparo:

Limpe o frango, corte pelas juntas e lave com água e suco de limão. Tempere com sal, alho socado e pimenta a gosto. Faça um refogado com 2 colheres (sopa) de manteiga, a cebola ralada, os tomates picados  e a salsinha. Junte os pedaços de frango e refogue. Adicione água fervente em quantidade necessária para cozinhar e ficar mais ou menos 2 xícaras de caldo. Quando estiver cozido, retire o frango, deixe esfriar e desfie.
Coe o caldo, separe 2 xícaras e deixe esfriar. Se faltar, complete com leite. Misture ao caldo frio 2 xícaras de leite, a farinha e as gemas. Passe pela peneira e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Junte 4 colheres bem cheias de queijo ralado, 1 colher de manteiga e o frango picado. Mexa bem e retire do fogo.
Unte um refratário com manteiga. Coloque o creme de frango. Bata as claras em neve com um pouco de sal e espalhe sobre o creme de frango. Polvilhe com bastante queijo ralado e leve ao forno quente para assar e dourar. Sirva acompanhado de arroz branco e/ou batata palha.









domingo, 2 de abril de 2017

Rocambole de massa de pastel

Fim de semana é a chance de ir à feira comprar verduras e frutas frescas. Como tem fim de semana que a ideia é descomplicar, aproveite a ida à feira e compre massa de pastel. OK, aproveite e coma um frito na hora. Sem stress, valorize a cultura gastronômica paulistana, rsrsrs.
Esta receita é bem simples e pode ser variado o recheio. Eu fiz com queijo meia cura, que comprei para fazer chipa, e tomate. Mas pode usar outros queijos e frios, linguiça e cream cheese ou catupiry. ou frango, por exemplo. É boa para o lanche ou até mesmo para servir em reuniões em casa ou entrada. Como a massa é grande dá para fazer mais de um rocambole e com recheios diferentes.


Ingredientes:

aproximadamente 50 cm de massa de pastel
1 xícara (chá) de queijo meia cura cortado em cubos pequenos
1 tomate cortado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de molho de tomate
orégano a gosto
pimenta moída na hora, a gosto
1 gema
1 colher (chá) de leite ou água


Preparo:

Misture o queijo, o tomate, o molho de tomate, o orégano e a pimenta.
Em uma bancada coloque o pedaço de massa aberto. Espalhe o recheio e enrole formando rocambole. Coloque em uma forma antiaderente com a dobra da massa para baixo.
Misture a gema com o leite ou água e pincele o rocambole. Leve ao forno quente a 200ºC até dourar (aproximadamente 40 minutos).
Retire e sirva quente ou frio.


Rendimento: de 10 a 12 fatias de aproximadamente, 1,5 cm