Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Brócolis ao molho branco

Mais uma receita fácil e com um modo diferente de comer brócolis, que tem muitas propriedades boa para o organismo.
Eu acho que esta receita combina muito bem com um peixe de sabor um pouco mais forte, como salmão.


Ingredientes:

1 pacote de brócolis congelado, ou um buquê pequeno de brócolis ninja
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara (chá) de queijo mussarela picado
2 ovos batidos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal e noz-moscada a gosto


Preparo:

Cozinhe o brócolis no vapor, até ficar al dente.
Em outra panela faça o molho branco. Derreta a manteiga e frite um pouco a cebola picada. Adicione a farinha de trigo e misture bem, fora do fogo. Coloque um pouco do leite e misture. Volte a panela ao fogo e vá acrescentando aos poucos o restante do leite, sempre misturando.. Coloque o sal e a noz-moscada e misture até encorpar, em fogo baixo, para não empelotar. Desligue o fogo, coloque o creme de leite e a mussarela picada e misture. Em um pirex, coloque 1/3 do creme, espalhe o brócolis e o restante do creme por cima. Espalhe os ovos batidos e salpique com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido até dourar, por aproximadamente 40 minutos. Sirva em seguida.


Rendimento: 6 porções




quarta-feira, 27 de julho de 2016

Frango desfiado com creme de milho

Para esta receita pode-se usar tanto sobras de frango cozido ou assado, como preparar o frango especialmente para esta receita.
É uma receita simples, fácil de fazer e que tende a agradar todos.

Ingredientes:

1/2 kg de peito de frango, cozido com temperos a gosto e desfiado
1/2 litro de leite
1 lata de milho verde
1 colher (sopa) de amido de milho
sal e pimenta a gosto
1 lata de creme de leite
150 g de queijo mussarela ou coalho em fatias
1/2 xícara de queijo parmesão ralado


Preparo:

Bata no liquidificador o leite, o milho, o amido de milho, o sal e a pimenta. Passe por uma peneira para tirar a pele do milho. Leve ao fogo baixo em uma panela grande, mexendo sem parar, até engrossar (de 15 a 20 minutos). Desligue o fogo e veja se precisa ajustar os temperos. Misture o creme de leite até incorporar bem. Em um refratário médio, coloque uma camada do frango, uma da mussarela e do creme. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio alto por aproximadamente 20 minutos, até dourar.
Sirva acompanhado de arroz branco e batata palha.


Rendimento: 8 a 10 porções









segunda-feira, 25 de julho de 2016

Croquete de batata e carne moída

Esta receita me leva para a época da adolescência quando tinha uma moça, a Dalva, que trabalhava na minha mãe e fazia direto. Fazia anos que não comia e resolvi arriscar. 
Eu usei no recheio a carne moída, como ela fazia, mas é possível usar outros recheios como frango desfiado, carne de panela desfiada, carne seca desfiada, linguiça picadinha ou atum, por exemplo.
Para fazer esta receita eu refoguei a carne moída e usei o restante para fazer panqueca, já que vai pouco recheio. Então é uma boa receita para usar sobras ou para já preparar dois pratos variados.
A farinha de trigo deve ser colocada aos poucos até ver que a massa não está desmanchando, mas tem que cuidar para não colocar muito e ela ficar pesada.
Observando a foto, dá para perceber que tem bolinhos com aparência diferente. É que fritei uma parte e a outra fiz na fritadeira sem óleo. Claro que frito é mais gostoso, mas na fritadeira também dá certo. Passe um pouco de óleo na mão e envolva os bolinhos antes de colocar nela.

Ingredientes:

1/2 kg de batata
1 colher (sopa) de manteiga
sal
farinha de trigo peneirada suficiente para dar liga na massa
1 xícara (chá) de carne moída refogada
1 ovo batido
farinha de rosca
óleo para fritar


Preparo:

Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor ainda quentes. Misture a manteiga. Espere esfriar e coloque o sal e a farinha aos poucos, sempre misturando, até a massa ficar homogênea e que possa ser moldada.
Pegue uma porção da massa, abra na palma da mão, coloque um pouco de recheio e feche moldando um croquete. Faça isto com toda a massa. Passe pelo ovo batido e pela farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.
Pode ser servida como belisquete, entrada ou acompanhamento. Se quiser compensar um pouco por ser fritura, coma acompanhado de salada.



Rendimento: aproximadamente 20 unidades do tamanho de um dedo



domingo, 24 de julho de 2016

Rigatone ao leite

Esta receita deve ser feita de um dia para o outro para que a massa fique bem embebida no leite, já que não é cozida. Por isto, é uma refeição planejada. Vou colocar os ingredientes sem especificar a quantidade e o modo de preparo. Cada um adapta à quantidade de pessoas.
Quando for assar, considere bastante tempo de antecedência do horário pretendido porque a massa vai ser cozida no forno, e isto demora.

Ingredientes:

macarrão tipo rigatone
mussarela em fatias finas
presunto ou peito de peru em fatias finas
leite suficiente para cobrir a massa
molho de tomate
cebola picada
azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
salsinha picada
queijo ralado


Preparo:

Sobreponha uma fatia de mussarela e uma de presunto ou peru e corte ao meio. Enrole e coloque dentro de cada rigatone. Coloque a massa uma ao lado da outra em um refratário fundo. Cubra toda a massa com leite. Polvilhe um pouco de sal e pimenta-do-reino. Cubra com um filme plástico ou papel alumínio e leve à geladeira até o dia seguinte.
No dia seguinte, refogue a cebola picada em um pouco de azeite e sal. Coloque o molho de tomate e cozinhe. Desligue o fogo e coloque salsinha picada e um pouco de pimenta-do-reino, lembrando que já colocou um pouco no leite.
Coloque este molho sobre a massa e leve ao forno médio, por aproximadamente 1 hora, até perceber que está cozido. Polvilhe queijo ralado e mantenha mais uns 5 minutos no forno alto. Sirva em seguida. Pode servir como prato único ou acompanhamento de uma carne.