Faz já um tempo que eu comi um risoto de arroz negro no restaurante do Teatro Municipal e gostei. Fazia tempo que queria tentar fazer. Hoje desencantou. Fiz mais ou menos a olho, com base em outros que já fiz, e resolvi fazer um pouco diferente usando vodca no lugar do vinho tradicional. Para o caldo usei um de carne feito em casa. Mas pode ser também de legumes ou se for acompanhar com um peixe, use caldo de peixe.
Sempre tenha um pouco mais de caldo porque às vezes é preciso colocar um pouco mais. Se sobrar depois congela para uma próxima vez.
Como o caldo já tem sal, e ainda vai o queijo ralado, ajuste o sal quando estiver quase pronto.
Fiz só uma xícara de arroz porque gosto do risotto fresquinho. Como estávamos em duas e era o prato único, sobrou pouco. Dependendo da fome e acompanhamento dá para server três a quatro pessoas.
Esta foi uma experiência que deu certo.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz negro
1 litro de caldo de carne quente
1/2 xícara (chá) de vodca
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga, cheia
4 colheres (sopa) de queijo ralado
queijo ralado a gosto para salpicar (opcional)
Preparo:
Refogue a cebola no azeite e coloque um pouco de sal. Coloque o arroz e a vodca e mexa até evaporar. Vá colocando o caldo e mexa. Pode começar colocando umas três conchas. Depois vá acrescentando aos poucos até dar o ponto, sempre mexendo. O arroz tem que estar macio, mas ao dente, e um pouco úmido. Quando chegar neste ponto, coloque o queijo e misture bem até derreter todo o queijo. Desligue o fogo, coloque a manteiga e mexa até derreter e incorporar. Sirva em seguida.
Rendimento: 3 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário