Páginas

domingo, 27 de março de 2016

Torta de chocolate meio amargo II

Hoje é Pascoa, e fiz escolhi esta receita para a sobremesa. Está bem apropriada. Tem bastante ovo, e é de chocolate. Não os ovos, rsrsrs. Para fazer uma graça e deixar de acordo com o dia, imprimi uma figura de coelho, recortei e polvilhei açúcar por cima, antes de servir. Como não tinha açúcar de confeiteiro, usei o tradicional. Foi uma improvisação, que me ocorreu na hora. Perceberam que é um coelho?
Esta receita é bem parecida com a de torta de chocolate. Varia um pouco na quantidade dos ingredientes e na de hoje fiz com chocolate meio amargo e na outra ao leite. Receita fácil de fazer, que fica leve, e perfeita para uma sobremesa. Simples e que deve agradar. Um dos meus irmãos achou que precisa de mais açúcar. Para mim, está no ponto. Então, experimentem e, adaptem o açúcar ao público.
Pode ser servida como sobremesa ou no lanche.


Ingredientes:

300 g de chocolate meio amargo em pedaços
200 g de manteiga
8 ovos separados
200 g de açúcar
40 g de farinha de trigo peneirada


Preparo:

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria, mexendo para ficar um creme homogêneo. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e claro. Misture o chocolate derretido e a farinha de trigo peneirada. Bata as claras em neve firme. Coloque um pouco na mistura anterior e misture. Coloque o restante e mexa delicadamente para incorporar. Coloque esta massa em uma forma de aro removível , untada, de aproximadamente 25 cm de diâmetro. Eu coloquei também papel-manteiga untado. Leve ao forno a 200º, por aproximadamente 30 minutos. Quando está assando dá uma crescida e depois volta a baixar. Estará pronto quando formar uma casquinha por cima. Para fazer a "decoração", eu tirei a casquinha, mas pode deixar para ficar rústica. Sirva acompanhada de sorvete, ou chantilly, ou creme inglês. Pode servir quente ou fria.


Rendimento: 8 porções


Bacalhau espiritual

Apesar de ser uma receita antiga, nunca tinha feito. Foi uma estreia com sucesso de público. Na receita original, que estou deixando aqui como opcional, vai 250 g de creme de leite fresco. Acho que não faz diferença e deixa mais calória a receita. Aliás, se quiser deixar um pouco menos calórica, use leite desnatado para fazer o creme. Como o bacalhau é salgado e vai queijo ralado, também salgado, eu acho que não precisa de mais sal, mas fica a critério de cada um se coloca mais ou não. Com a clara que sobra pode-se fazer um bolo de claras para o lanche da tarde, ou uma pavlova para a sobremesa. Neste caso, se usar o creme de leite fresco, bata o restante em chantilly para colocar na sobremesa.
Não é uma receita difícil, mas é demorada. Então comece cedo. Inclusive pode deixar montada para colocar no forno perto da hora pretendida para a refeição, ficando livre para deixar o resto pronto sem tumulto.

Ingredientes:

3 dentes de alho amassados e picados
100 g de manteiga
6 c.s. de azeite de oliva extravirgem
2 cebolas grandes raladas
2 a 3 cenouras grandes raladas
1 kg de bacalhau lavado, dessalgado, aferventado e desfiado

Creme:

7 c.s. de farinha de trigo
100 g de manteiga
1 litro de leite
6 gemas
250 g de creme de leite fresco (opcional)
1 xícara (chá) de parmesão ralado
4 c.s. de coentro picado
½ c.c. de molho inglês (opcional)
1 pitada de pimenta-do-reino branca (opcional)
1 pitada de noz-moscada (opcional)
Sal, se necessário
Azeitonas em pedaços (opcional)

Farofa:

½ xícara (chá) de parmesão ralado
1 pitada de noz-moscada
1 xícara (chá) de farinha de rosca (ou bolacha e água e sal moída)
Manteiga (o necessário para fazer uma farofa)

Preparo:

Tendo os ingredientes preparados, bacalhau desfiado e cebola e cenoura raladas, pode fazer o bacalhau e o creme simultaneamente.
Em ma panela grande, doure o alho na manteiga com o azeite. Junte a cebola e refogue. Coloque a cenoura, o bacalhau desfiado e refogue por alguns minutos. Reserve.
O creme é um molho banco. Derreta a manteiga. Em fogo baixo, doure a farinha de trigo na manteiga, coloque um pouco do leite e misture bem para não formar grumos e vá colocando mais leite aos poucos, sempre mexendo, mas deixe aproximadamente metade reservado. Cozinhe em fogo brando até que se forme um creme grosso. Retire do fogo, adicione as gemas já dissolvidas no leite restante e misture bem. Leve novamente ao fogo brando, mexendo sempre até que comece a ferver. 
Junte a esse creme o bacalhau refogado, misture, junte o creme de leite, o queijo e o coentro. Experimente e ajuste os temperos a gosto. Retire do fogo e ponha num refratário fundo bem untado.
À parte, misture os ingredientes da farofa.
Espalhe sobre o bacalhau no refratário e asse em forno pré-aquecido a 220ºC, por 30 a 40 minutos, até que esteja bem quente e dourado. Sirva com arroz branco e batata palha.


Rendimento: oito porções



sábado, 19 de março de 2016

Torta de pão de forma

Esta receita é bem parecida com uma das primeiras receitas que postei aqui, a pão de forma no forno. Ambas são igualmente gostosas, mas esta demora um pouco mais porque tem que fazer o molho branco antes de montar e na outra os ingredientes são batidos e despejados sobre o pão já montado.
Se quiser deixar mais light e nutritivo, use leite desnatado, blanquet de peru e pão integral. Se o pão tiver casca, corte e faça croûton ou bata no liquidificador depois de assado e use como farinha de pão.
Também dá para variar os ingredientes, trocando o presunto, pelo peito de peru, blanquet de peru ou presunto de parma e os queijos por prato, ementhal, gouda ou requeijão de corte, por exemplo, ou colocar um pouco de gorgonzola esfarelado junto com outro queijo.
Pode ser servido como lanche ou como um jantar simples, acompanhado de uma salada de folhas.
Ao assar cuidado para não queimar. Eu me distraí e em alguns pedaços a base queimou um pouco.

Ingredientes:

1 pacote de pão de forma sem casca, aproximadamente
200 g de queijo mussarela fatiado
150 g de presunto fatiado
1 copo de requeijão
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola pequena ralada ou cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 litro de leite
sal a gosto
noz-moscada a gosto (opcional)


Preparo:

Comece pele molho branco. Dissolva a farinha no leite. Em uma panela média, derreta a manteiga, frite a cebola, acrescente a mistura do leite e sal. Misture até encorpar. Desligue o fogo, coloque a noz-moscada e mexa novamente. Espere amornar ou esfriar para usar.
Unte um refratário médio com manteiga. Coloque uma camada de pão, uma de queijo, uma de presunto, uma de requeijão e uma de molho branco. Repita as camadas até acabar os ingredientes, mas termine com a de molho branco. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno baixo, por 30 minutos. Se o forno tiver grill e não tiver dourado o suficiente, ligue um pouco para terminar de gratinar.
Espere uns 10 minutos e sirva em seguida.



Rendimento: 4 porções






domingo, 13 de março de 2016

Pavê bicolor

Fazia tempo que não postava nada, apesar de continuar a fazer umas receitas. Experimentei algumas novas e fiz outras que fazia tempo que não fazia. Pretendo retomar as postagens.
Para a volta fiz este pavê, que, como a maior parte das receitas que faço, é bem simples. E não leva nenhum ingrediente complicado. A base é o creme de leite condensado. É uma receita com bem doce, que recarregou as energias depois da caminhada pela avenida paulista lotada. Para a cobertura é importante o chocolate ser peneirado para que ele incorpore bem sem ficar grumos.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite
4 ovos, separados
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara (chá) de leite
2 pacotes de biscoito de chocolate recheado
8 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de chocolate em pó peneirado
1 lata de creme de leite, sem o soro


Preparo:

Coloque a lata de creme de leite na geladeira enquanto prepara o doce. Deixe pelo menos 1 hora. Faça dois furos na lata, escorra o soro, termine de abrir a lata e use o creme.
Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o leite e o amido de milho. Coloque em uma panela grande e leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até encorpar. Desligue o fogo, coloque a essência de baunilha e mexa novamente.
Despeje metade em um refratário médio ou tigelas individuais. Cubra com o biscoito cortado em metades e passado rapidamente no leite. Reserve algumas para decorar, se desejar. Coloque a outra metade por cima. Espere esfriar.
Bata as claras em neve, e ainda batendo vá colocando o açúcar, Coloque o creme de leite sem o soro e mexa devagar. Peneire o chocolate e mexa até incorporar bem. Coloque por cima do pavê e leve à geladeira para gelar. Na hora de servir decore com pedaços de bolacha ou raspas de chocolate.


Rendimento: 8 porções