Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Bacalhau em lascas

Para o último jantar do ano com a família praticamente toda reunida antes da debandada geral para as comemorações, minha mãe e a Silvana fizeram mais uma "receita de família" para encerrar a temporada.
A eleita foi esta receita que fazia tempo que minha mãe queria fazer. Esta foi aprovada por unanimidade. 
Para esta receita, minha mãe usou pedaços maiores de bacalhau. Fica como sugestão para encerrar o ano ou começar o próximo.


Ingredientes:
Bacalhau:

250 g de bacalhau
4 ovos separados
sal
alho, pimenta
cebolinha
louro
salsinha e coentro, picados bem fininhos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
óleo para fritar

Molho:
10 tomates
cebola
cheiro-verde a gosto
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto (opcional)
azeite

Preparo:

Na véspera, deixe o bacalhau de molho na geladeira, trocando a água a cada 4 a 6 horas. No dia  troque a água e afervente o bacalhau. Tire as peles e as espinhas. Corte em lascas longas e finas. Bata as claras em neve, junte as gemas e continua a bater. Junte o sal, o alho, a pimenta, a cebolinha, o louro, a salsinha e o coentro. Adicione a farinha e misture até que a massa fique lisa. Passe as lascas de bacalhau nesta mistura e frite em óleo quente. Depois de fritar todas as lascas, repita a operação, passando novamente pela massa e e frite. Faça isto até acabar a massa.
Coloque as lascas de bacalhau em um refratário, uma camada de molho, outra de bacalhau e termine com o molho. Leve ao forno brando durante 15 a 20 minutos. Sirva com arroz branco.

Molho:

Descasque, tire as sementes e pique os tomates. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola até começar a dourar. Junte os tomates e refogue. Deixe a panela semi tampada e cozinhe por uns 30 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque o sal, a pimenta e o cheiro-verde. Retire do fogo e use na montagem do prato.


Rendimento: 4 porções




terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Croquete de carne moída

Esta é uma receita simples que lembra minha infância, já que era comum lá em casa. Era comida de dia-a-dia, mas os croquetes podem ser feitos em tamanhos menores e servidos como aperitivos em reuniões em casa ou no lanche. Nestes caso, sirva com um molho mais apimentado.
Esta receita sempre foi feita frita, mas desta vez para poupar calorias eu assei. Fica bom, mas  não é a mesma coisa que uma fritura por imersão.


Ingredientes:

500 g de patinho moído
1/2 cebola picada
sal a gosto
2 dentes de alho
pimenta do reino moída na hora, a gosto
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
cheiro verde a gosto
1 colher (sopa) de óleo
1 ovo
1 xícara de farinha de rosca, aproximadamente
óleo para fritar ou empanar


Preparo:

Em uma panela coloque o óleo e frite o alho e a cebola. Coloque a carne moída e cozinhe, mexendo de vez em quando, mas sem deixar secar o líquido. Coloque o sal, a pimenta e o cheiro verde picado e misture. Salpique a farinha de trigo e mexa bem até ficar uma massa uniforme e a farinha bem incorporada. Espere esfriar, modele os croquetes, passe pelo ovo batido e pela farinha de rosca. Frite em óleo bem quente, escorra e farte-se.
Se quiser assar, depois que passar pela farinha de rosca unte as mãos com óleo e passe o bolinho ou encoste levemente um dos lados do croquete no óleo e passe pelas mãos para envolver o óleo por igual. Leve para assar em forno preaquecido até dourar, por aproximadamente 45 minutos.
Se quiser variar, coloque dentro um pedaço de queijo. Neste caso os bolinhos serão maiores. Pegue uma porção da massa, abra na mão, coloque o queijo no centro, feche bem para evitar que o queijo vaze e dê o formato de croquete.


Rendimento: 20 unidades, aproximadamente



segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Bacalhau com champanhe e bacon

Esta receita foi feita no almoço de ontem. Quem falou desta receita foi meu irmão, Como é muito fácil, resolvi testá-la. As opiniões foram divergentes. Eu achei uma receita interessante e muito fácil para fazer em dias mais corridos.

Ingredientes:

1 kg de bacalhau em postas
1 cebola picada
ervas de Provença a gosto
champanhe (aproximadamente 1/4 garrafa)
fatias de bacon
pimenta moída na hora


Preparo:

Coloque as postas de bacalhau em uma vasilha e misture a cebola, ervas de Provença e a pimenta. Distribua as postas em um pirex. Cubra com as fatias de gelo e coloque um pouco do champanhe, aproximadamente 1/2 da travessa. Leve para assar em forno médio até dourar o bacon, por aproximadamente 50 minutos.
Sirva acompanhado de arroz branco.


Rendimento: 5 porções



quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pé de moleque

Esta é mais uma receita da série "Receitas de família" que estou fazendo com minha mãe. Esta é uma receita centenária, já que era feita pelo avô da minha mãe.
Mas minha participação nesta se resumiu a experimentar. Quando passei na casa da minha mãe no final do dia, ela mostrou o que ela e a Silvana, seu braço direito, fizeram. Minha mãe orientou e a Silvana executou. De acordo com minha mãe, ficou igual ao que lembrava da sua infância. 
Aprovado. Tem uma boa textura. Não é duro, difícil de morder, nem mole que derrete na boca. Deixe em um pote hermético e vá comendo quando bater a vontade de uma gordice típica brasileira.
Como a receita foi seguida à risca, só coloquei a foto da receita original, que está em um caderno que a tia da minha mãe fez.


Rendimento: aproximadamente 20 pedaços