Páginas

domingo, 26 de julho de 2015

Bolo de limão siciliano

Esta receita foi feita na improvisação e ficou deliciosa. O resultado foi um bolo leve e fofo.
Eu tinha comprado o limão siciliano para fazer uma torta e o creme de leite fresco para fazer panacota. Minha mãe estava com vontade de comer pudim de leite condensado, então a Silvana fez. Então como tinha o pudim, achei que não era o caso de fazer a panacota. Só que o creme de leite ia vencer no meio da semana. Daí pensei que a torta é mais demorada para fazer e ficar pronta para comer, já que depois de terminada ainda tinha que ir para a geladeira.
Resolvi então tentar fazer um bolo básico com estes dois ingredientes. O que fiz foi usar no lugar do leite o creme de leite e como ele já tem gordura coloquei pouca manteiga. O suco fui testando o que achei que seria adequado. Tanto que eu tinha raspado três limões e no fim peguei mais um, só que daí não usei as raspas, só o caldo.
Minha mãe foi só elogios para o resultado final. Foi um bom encerramento do dia.

Ingredientes:

4 ovos inteiros
50 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de suco de limão siciliano
raspas de 3 limões sicilianos
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha para a forma

Preparo:

No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a manteiga e o creme de leite. Vá colocando a farinha e o suco de limão, aos poucos, sempre batendo. Coloque as raspas do limão e o fermento em pó e misture com uma colher.
Coloque esta mistura em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré aquecido a 200C por aproximadamente 50 minutos. Asse até que ao enfiar um palito ele saia seco e esteja dourado. Espere amornar e desenforme.


Rendimento: 15 fatias




domingo, 19 de julho de 2015

Biscoito de polvilho

Para variar um pouco, hoje não fiz bolo. Mas não significa que não teve... Tinha um de chocolate na minha mãe.
Hoje resolvi fazer um biscoito de polvilho que é super fácil de fazer. Bom para o lanche, encerrando a semana. Para quem gosta, pede um café fresquinho para acompanhar. Para mim, leite foi a pedida.
Como disse, a receita é super fácil, sem segredos. Mas (ihhhh lá vem...) demora para assar. Tem que assar até estar dourado para que ele fique sequinho e crocante.
Quando você estiver fazendo, tem um momento que parece que não vai dar certo, que a massa está esquisita, muito mole. Relaxe. É assim mesmo. Dá certo. Confie no que está fazendo. Quando estiver assando, troque as assadeiras de posição e de grade para que os biscoitos assem por igual. Hoje cortei o saco com um furo menor e fiz os biscoitos mais ou menos do tamanho do dedo. Quando for cortar o saco, corte pouco. Se achar que ficou pequeno corte de novo.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de polvilho azedo
1 colher (sobremesa), rasa, de sal
2/3 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
3/4 xícara (chá) leite
1 ovo

Preparo:

Em uma vasilha, coloque o polvilho e o sal. Leve para ferver a água, o óleo e o leite.
Escalde, aos poucos, o polvilho, espere amornar e coloque o ovo batido. Misture bem até que fique uma massa uniforme. Coloque esta massa em uma manga de confeitar, ou saco plástico. Corte a ponta e molde os biscoitos direto na assadeira. Não precisa untar a assadeira, mesmo que não seja antiaderente. Procure fazer de tamanhos uniformes. Deixe um pouco de espaço entre eles, porque crescem um pouco. Leve para assar no forno preaquecido a 200 C, por aproximadamente 1 hora, até que estejam dourados.


Rendimento: 50 biscoitos, aproximadamente



terça-feira, 14 de julho de 2015

Bombom de geladeira

Esta é uma receita da minha tia. Boa para variar com o delicioso pretinho básico (o brigadeiro), amigo de todas as horas. Eu já comi várias vezes, mas sempre feita por outra pessoa. Esta foi a primeira vez que fiz. É uma receita fácil de fazer, mas deve-se tomar cuidado com o ponto, para que  não fique muito duro.
Apesar do nome, olhando bem vê-se que é uma receita de palha italiana modificada. Delícia!
Conserve na geladeira e coma quando bater a vontade de um docinho para arrematar a refeição.


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de chocolate
50 g de manteiga
1 xícara (chá) de mel
20 bolachas do tipo Maria ou Maizena, quebrada em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de nozes picadas


Preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate e o mel. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até que fique no ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo, coloque as bolachas e as nozes e misture bem para envolvê-las bem. Despeje a mistura em um refratário médio, bem untado com manteiga.
Espere esfriar, corte em quadrados. Leve para a geladeira para ficar mais duro e embale em folhas de bombom, ou papel alumínio. Mantenha na geladeira.


Rendimento: 30 porções







segunda-feira, 13 de julho de 2015

Torta de queijo e tomate

Apesar de ser uma receita simples, ela é demorada. Mas fica como uma sugestão para um dia sem carne e para variar. Comece pela massa porque enquanto ela descansa na geladeira dá para fazer e esfriar o tomate e cortar o queijo. Como eu não tinha pimenta-do-reino, ralei um pouco de noz moscada e misture no creme de leite.
Esta receita lembra uma quiche. Sirva acompanhado de salada de folhas ou de arroz ou como prato único.

Ingredientes:


1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
150 g de ricota passada pela peneira
50 g de manteiga gelada
sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
2 dentes de alho espremidos ou picados
6 tomates médios sem pele e sem sementes picados
400 g de queijo prato ou meia cura ou coalho, cortado em cubinhos
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 lata de creme de leite


Preparo:


Em uma tigela grande misture a farinha de trigo e o fermento. Junte a ricota, a manteiga partida em pedacinhos e tempere com sal a gosto. Amasse bem e leve à geladeira por 1 hora. 
Em uma panela aqueça o azeite e frite a cebola até que esteja macia. Acrescente o alho e frite até que doure. Junte o tomate e tempere com sal e pimenta do reino a gosto e refogue por 10 minutos, mexendo de vez em quando. 
Forre o fundo e os lados de uma forma de abrir de 25 cm de diâmetro, ou um pirex grande e alto, com a massa. Espalhe o tomate refogado. Distribua o queijo, polvilhe com a salsinha e despeje o creme de leite por cima. Leve ao forno moderado pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos. Desenforme e sirva em seguida.


Rendimento: 10 a 12 porções





sábado, 11 de julho de 2015

Bolo de fubá

Como tem dias que não faço um bolo, resolvi fazer este para começar o dia. Este dia que não sabe se vai abrir o sol ou vai ficar mais down.
É um bolo simples, mas que mesmo assim pode ter um pouco de emoção. Vi que tinha todos os ingredientes, peguei e fiz. Coloquei a massa na assadeira e no forno e fui raspar a vasilha, como nos tempos de criança, antes de lavar. Estava esquisito. Daí que me toquei que tinha esquecido o açúcar. Corri para tirar do forno, peguei outra tigela e juntei o açúcar que tinha esquecido. Daí toca a lavar a forma, untar e enfarinhar para colocar a massa de novo. No fim deu tudo certo. Em alguns minutos o cheiro de bolo invadiu a casa. Para quem gosta de café, estava pedindo um fresquinho para acompanhar.


Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de semente de erva-doce (opcional)
2 xícaras (chá) de açúcar
5 ovos
2 c.s. de manteiga com sal
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) de óleo
manteiga e farinha de trigo para a forma
canela em pó a gostos para polvilhar (opcional)


Preparo:

Em uma tigela, coloque a farinha, o fermento e a erva doce e misture.
No liquidificador, bata os outros ingredientes até ficar homogêneo. Despeje esta mistura na tigela com e farinha e fermento e mexa com uma colher até incorporar bem. Coloque a massa em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada. Asse em forno médio, preaquecido, até dourar por aproximadamente 30 minutos, ou que passe pelo teste do palito (enfie o palito no meio do bolo e veja se sai limpo).
Retire do forno, espere esfriar e desenforme. Se gostar, polvilhe canela em pó e sirva.


Rendimento: 20 porções





segunda-feira, 6 de julho de 2015

Bolo de água de coco

Mais uma receita fácil e que não suja muita louça já que é feita no liquidificador. Perfeita para o lanche do fim do dia. Bolo simples fresquinho é tudo de bom.
Na receita original não é colocado o coco na massa. Mas como usei um pouco para colocar na forma, resolvi colocar o restante na massa. E isto deu um gostinho bom, reforçando o gosto do coco. Então fica a dica. Ou pode-se usar farinha de trigo para enfarinhar a forma e colocar ou não o coco na massa.

Ingredientes:

4 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água de coco
2 colheres (sopa) de manteiga, mais um pouco para untar a forma
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
50 g de coco ralado

Preparo:

Unte uma forma de buraco no meio com manteiga e polvilhe coco ralado.
No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, a manteiga e a água de coco. Coloque a farinha de trigo aos poucos e continue batendo para incorporar bem. Desligue o liquidificador, coloque e misture com uma colher o fermento em pó e o restante do coco ralado. Vire esta massa na forma preparada e leve para assar em forno pré aquecido a 180C, por aproximadamente 40 minutos.


Rendimento: 15 a 20 porções


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Flã de chocolate

Mantendo a tradição de compartilhar receitas simples, eis mais uma. Fácil e rápida de fazer e que suja pouca louça. Além disto os ingredientes também são simples, e que costumamos ter em casa.
Se quiser dar um charminho na hora de servir, coloque em mini formas decoradas e quando estiver firme desenforme em um prato e sirva com chantilly e raspas de chocolate, ou com raspas de chocolate branco e ao leite ou com creme inglês, ou com "farofa" de biscoito champanhe. Para facilitar para desenformar, coloque a forminha por alguns segundos em uma panela com água quente, passe uma faca nas laterais e vire sobre o prato.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite
12 g de gelatina sem sabor em pó
1/2 xícara (chá) de cacau em pó
1 colher (chá) de baunilha (opcional)


Preparo:

Misture a gelatina em uma xícara de leite e leve ao fogo até dissolver, mas sem ferver. Desligue o fogo, coloque os demais ingredientes e misture. Coloque no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Despeje em taças individuais e leve à geladeira até firmar.
Sirva decorado a gosto.


Rendimento: 6 porções




quarta-feira, 1 de julho de 2015

Bolo de cenoura

Mais uma receita fácil de bolo de liquidificador. Fiz para o café da manhã dos meus meninos lindos. Tudo de bom com este friozinho um bolinho fresquinho logo cedo para engatar o dia.
Esta receita é muito boa. Só não digo que é infalível porque às vezes, por mais que sigamos o script, o bolo de cenoura

embatuma. Mas desta vez ficou perfeita.
Quando fiz pensei em não colocar cobertura para ficar mais leve, mas bolo de cenoura pede cobertura, por mais simples que seja. E não vai ser a cobertura que vai estragar o projeto verão.... O difícil é ficar longe do bolo.
Eu fiz uma simples, mas pode-se fazer um ganache, que nem no bolo de cenoura de liquidificador que a Marta postou, que aliás é bem parecida com este, ou um brigadeiro mole.

Ingredientes:

2 cenouras, de médias para grandes
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Cobertura:

1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cacau em pó
5 colheres (sopa) de leite


Preparo:
Bolo:

Bata bem no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e a cenoura raspada e cortada em pedaços. Quando a mistura estiver homogênea acrescente, aos poucos, a farinha de trigo  e vá batendo para a que fique bem misturada. Quando estiver incorporado toda a farinha, desligue o liquidificador, coloque o fermento em pó e misture.
Despeje esta massa em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido a 180C. Asse por aproximadamente 40 minutos, até dourar e que ao enfiar o palito ele saia limpo. Desligue o forno, espere amornar, desenforme e cubra com a cobertura.

Cobertura:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa até que fique uma calda uniforme. Ferva uns 2 minutos e derrame sobre o bolo.


Rendimento: 15 porções