Esta receita foi feita na improvisação e ficou deliciosa. O resultado foi um bolo leve e fofo.
Eu tinha comprado o limão siciliano para fazer uma torta e o creme de leite fresco para fazer panacota. Minha mãe estava com vontade de comer pudim de leite condensado, então a Silvana fez. Então como tinha o pudim, achei que não era o caso de fazer a panacota. Só que o creme de leite ia vencer no meio da semana. Daí pensei que a torta é mais demorada para fazer e ficar pronta para comer, já que depois de terminada ainda tinha que ir para a geladeira.
Resolvi então tentar fazer um bolo básico com estes dois ingredientes. O que fiz foi usar no lugar do leite o creme de leite e como ele já tem gordura coloquei pouca manteiga. O suco fui testando o que achei que seria adequado. Tanto que eu tinha raspado três limões e no fim peguei mais um, só que daí não usei as raspas, só o caldo.
Minha mãe foi só elogios para o resultado final. Foi um bom encerramento do dia.
Ingredientes:
4 ovos inteiros
50 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de suco de limão siciliano
raspas de 3 limões sicilianos
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha para a forma
Preparo:
No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a manteiga e o creme de leite. Vá colocando a farinha e o suco de limão, aos poucos, sempre batendo. Coloque as raspas do limão e o fermento em pó e misture com uma colher.
Coloque esta mistura em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré aquecido a 200C por aproximadamente 50 minutos. Asse até que ao enfiar um palito ele saia seco e esteja dourado. Espere amornar e desenforme.
Rendimento: 15 fatias




