Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Pudim pamonha

Hoje dei uma passada na minha mãe para visitá-la e ela disse que fez com a Silvana, seu braço direito, uma experiência de pudim. Ela tinha comprado milho na feira e como tinha sobrado algumas espigas, resolveram fazer um pudim. Tomaram por base o pudim de leite condensado. Como a Silvana achou que não estava muito doce, colocaram mais uma lata de leite condensado.
Eu dei este nome, ao invés de pudim de milho, porque a consistência é mais firme, me lembrando pamonha.
Receita aprovada

Ingredientes:

4 ovos
2 latas de leite condensado
1 lata de leite integral
3 espigas de milho debulhadas
1/2 xícara (chá) de açúcar para caramelar


Preparo:

No liquidificador, bata os ovos. Acrescente os demais ingredientes e bata até ficar homogêneo. Passe a mistura por uma peneira. Coloque açúcar em uma forma de pudim e leve ao fogo até virar caramelo e espalhe pelas laterais da forma. Coloque a mistura, cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno preaquecido, em banho-maria, por aproximadamente 1 hora. De vez em quando dê uma olhada, e quando achar que está começando a ficar bom (começa a ficar firme e se colocar um palito sai pouca massa), retire a folha de papel alumínio e termine de assar.
Espere esfriar, desenforme e leve à geladeira.


Rendimento: 12 porções



domingo, 18 de setembro de 2016

Bolo de cenoura e laranja

A mudança no tempo hoje no fim da tarde me eu vontade de comer um docinho e ver uma bobagem na TV. Eu estou querendo evitar doces, mas não resisti. Segunda eu começo... Peguei uma das cenouras que comprei para fazer salada e fiz este delicioso bolo. Foi um bom fim de domingo. :)  Como é um bolo de liquidificador, é daqueles super fáceis e rápidos.
Apesar de precisar maneirar no doce, já que fiz bolo de cenoura não tinha como não ter cobertura. Sem cobertura não está completo. E quem está na chuva é para se molhar.... Como eu ainda tinha chocolate meio amargo que comprei para fazer um brownie, fiz a cobertura que postei aqui, mas pode-se cobrir com brigadeiro mole, ganache de chocolate, ver a receita de bolo de cenoura de liquidificador, ou uma cobertura simples com açúcar, chocolate em pó, leite, ou água, e manteiga como neste outro bolo de cenoura ou no bolo peteleco.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de cenoura ralada
1 xícara (chá) de suco de laranja natural
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:

150 g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mel
1 xícara (chá) e leite

Preparo:

Pré aqueça o forno. 
No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a cenoura, o suco de laranja e o óleo. Em uma vasilha coloque a farinha e o fermento peneirados. Junte a mistura do liquidificador e mexa bem, até ficar uniforme.
Coloque em uma forma média untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 a  40 minutos a 200ºC. Espere amornar e cubra com a cobertura escolhida. Eu ainda polvilhei um pouco do chocolate que tinha cortado em pedaços menores.

Cobertura:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até derreter. Depois de o chocolate e a manteiga estarem derretidos e a mistura uniforme, deixe ferver por no mínimo 5 minutos para dar uma encorpada. Espere esfriar e cubra o bolo morno.



Rendimento: 10 porções





sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Batata recheada

Para entrar no clima de fim de semana, com um jantar descomplicado, esta é uma receita perfeita. É simples e permite fazer uma infinidade de recheios, combinando vários ingredientes. Para mim, é uma refeição completa, nem mesmo salada acho que é necessária. Estou colocando o recheio que usei hoje, mas também abaixo sugiro outros ingredientes, e podem ser alteradas as quantidades. Se não quiser comer só a batata, sugiro que corte as batatas ao meio e faça o mesmo processo de rechear e sirva para duas pessoas.

Ingredientes:

1 batata grande
2 colheres (sobremesa) de cream cheese 
sal a gosto
4 colheres (sopa) de parmesão ralado 
pimenta-do-reino a gosto
1/3 de xícara (chá) de peperoni picado
1/3 de xícara (chá) de queijo minas padrão em cubos pequenos
azeite a gosto

Sugestões para o recheio:
catupiry
requeijão
queijos prato, mussarela, meia cura, gouda, ementhal, roquefort e gorgonzola
ricota
cottage
bacon em cubos e frito
presunto ou peito de peru em cubos
frango desfiado
linguiça
atum
sardinha
brócolis
tomate seco
carne seca


Preparo:

Lave bem a batata com uma escovinha. Sem descascar, coloque para cozinhar em água até ficar macia. 
Enquanto isto, adiante o recheio. Em uma vasilha misture os ingredientes, mas deixe metade do  queijo ralado, para gratinar. O azeite pode colocar no recheio e também depois de pronta usar para regar, como preferir. 
Quando a batata estiver cozida, escorra a água, corte uma tampa, pelo lado do comprimento. Com cuidado e uma colher de chá vá retirando a polpa da batata, deixando uma camada fina nas laterais e fundo, e coloque na vasilha em que está o recheio. Misture bem até ficar uniforme e coloque de volta na batata. Salpique o queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos. Para gratinar, use o grill do forno.
Retire do forno, regue com azeite (opcional) e orégano fresco. Sirva em seguida.


Rendimento: 1 porção grande



quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Espaguete a carbonara

Para sair do tradicional espaguete ao sugo ou à bolonhesa, faça esta receita. Super fácil de fazer e saborosa. O queijo pode ser o parmesão e/ou pecorino. Pode escolher um tipo ou fazer meio a meio. O pecorino costuma ter em supermercados maiores, o parmesão encontra mais fácil. A dica deste macarrão é mexer bem o macarrão, quando colocar o ovo, para envolver, mas com o fogo desligado, para não cozinhar. Deixe todos os ingredientes do molho separados para fazer quando o macarrão estiver quase cozido, já que o preparo é rápido. Cuidado com o sal porque o bacon e o queijo já são mais fortes. Para acompanhar um vinho.

Ingredientes:

150 g de espaguete
50 g de bacon em cubos não muito pequenos
1 ovo inteiro
2 colheres (sopa) de queijo ralado (pecorino e/ou parmesão)
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 dentes e alho em fatias finas
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
água para cozinhar o macarrão


Preparo:

Coloque a água para ferver, então coloque o sal e o espaguete. Cozinhe até ficar al dente.
Comece o molho quando o macarrão estiver perto de ficar no ponto. Em uma vasilha, bata o ovo, o queijo ralado, o sal e a pimenta-do-reino moída na hora. Frite os cubos de bacon em sua própria gordura, escorra e reserve. Frite a cebola até dourar e acrescente o alho, tomando cuidado para não queimar. Quando o macarrão estiver cozido, pegue-o com um pegador e coloque direto da panela, sem se preocupar em escorrer antes, na frigideira onde estão o alho e a cebola e mexa o macarrão. Tire do fogo, coloque a mistura do ovo e misture rapidamente para ele dar uma ligeira cozida e envolver a massa. Coloque o bacon e misture. Sirva em seguida.


Rendimento: 2 porções




terça-feira, 13 de setembro de 2016

Suco de abacaxi

Esta receita foi passada pela nutricionista da minha irmã. Apesar de ela não ter alergia ao leite, a nutri disse que é bom diminuir. Como eu adoro leite, resolvi revezar. Uns dias tomo o suco e outros o leite desnatado. Além do suco, a sugestão é comer um omelete  no lugar do pão. O omelete é feito com um 1 ovo inteiro e um pouquinho de água e temperos a gosto e, quando pronto, colocar um fio de azeite extravirgem. Eu não sou chegada em ovo logo cedo, então faço isto raramente. Normalmente ou como com uma fatia de pão integral ou tapioca com queijo. E por falar em tapioca, a minha nutricionista diz que é melhor fazer a crepioca (a goma com ovo batido) porque deixa nutricionalmente mais completo.

Ingredientes:

2 fatias médias de abacaxi picado
1/2 limão com casca e sem semente
1 fatia fina de gengibre
1 pouco de água


Preparo:

No liquidificador bata os ingredientes e tome em seguida. Quando o limão é grande, coloco um 1/3.


Rendimento: 1 porção



sábado, 3 de setembro de 2016

Pão com azeite

Um pãozinho caseiro para encerrar o dia é perfeito. Mas como esta receita é com levain (fermento natural) tem que ser planejada. Este tipo de fermento requer mais tempo para que o pão cresça e dê sabor. Apesar de o tempo total para ficar pronto ser longo, o preparo é bem rápido.
Este é um pão com a massa bem mole. Não se preocupe em colocar mais massa quando estiver fazendo, achando que está errado. A dica para este tipo de massa é quando for colocar em assadeira, usar uma pequena ou de bolo inglês, porque não dá muito para moldar a massa e ela acaba se espalhando quando cresce.
Quando acaba de assar, bate a vontade de logo cortar, passar uma manteiga e comer. Contenha-se. O pão precisa esfriar, naturalmente para que ele termine o cozimento e a massa fique uniforme. Como o ar tem que passar por todo o pão, coloque-o em uma grelha.
O pão não fica alto em função do tipo de massa, já que ela se espalha, mas fica bem macio e saboroso. Pode ser servido com manteiga, patê ou berinjela assada, entre outros.
Eu fiz duas receitas, sendo que em uma eu coloquei uma parte de farinha integral. No caso desta farinha, não peneire.

Ingredientes: 

450 g de farinha de trigo peneirada
1 e 1/2 xícara (chá) de água em temperatura ambiente
30 ml de azeite de oliva extravirgem
1/2 colher (sopa) de sal
50 de levain refrescado


Preparo:

Em uma vasilha funda, coloque a água e o levain e misture com uma colher, apertando o fermento para dar uma dissolvida. Acrescente o azeite e metade da farinha aos poucos. Peneire um pouco de farinha em uma superfície lisa e limpa, vire a massa e "rasgue-a" (esparramar com as mãos). Coloque mais farinha e vá juntando com a ajuda de um pão duro. Reserve um pouco da farinha para modelar a massa quando for assar. Coloque a massa em uma vasilha, cubra cm um pano e deixe fermentar (hoje que estava um dia com temperatura amena, deixei por 4 horas). Peneire um pouco da farinha que sobrou na superfície lisa, vire a massa e abaixe, sem sovar. Pegue as pontas e puxe até o centro da massa. Feche bem, polvilhe o restante da farinha e modele. Coloque na forma em que vai assar, polvilhada com farinha, cubra e deixe crescer novamente por 2 horas. Quando der 1h30, aproximadamente, ligue o forno a 200ºC para aquecer. Borrife água sobre o pão e leve ao forno para assar por 1 hora até que perceba que ele desgrudou da forma e está assado. Se achar necessário, ligue o grill do forno para dar uma dourada. Cuidado para não esquecer. Tire do forno, coloque sobre uma grelha para que esfrie e então sirva.


Rendimento: 1 pão médio





sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Salada marroquina

Esta receita é bem fácil de fazer e podem ser feitas variações. Já fiz de frango e atum, mas sugiro experimentar com sardinha, salmão defumado ou cozido, em lascas, siri refogado, lascas de bacalhau, de cordeiro, de lombo de porco, carne seca ou só legumes variados. Se for fazer o atum ou sardinha em lata, use o óleo em que está conservado para dar um gostinho e porque esta gordura é boa. Se for colocar legumes cozidos, deixe-os ao dente para dar crocância. Qualquer dia experimento outras versões também.
No de frango eu uso o caldo em que cozinhei o frango para umedecer o cuscuz. Nos outros casos, use água fervente, lembrando que deve ser usada a mesma quantidade do cuscuz.
Os ingredientes que são usados para incrementar a receita são a gosto. Vou colocar o que uso, aproximadamente.
Esta é uma receita leve e saudável que pode ser servida como prato único em um dia que quiser fazer uma alimentação mais leve, para encarar o fim de semana com menos culpa, como entrada ou acompanhada quiche, peixe ou carne, dependendo do tipo escolhido.


Ingredientes:

1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 xícara (chá) de caldo de frango fervente (ou água)
2 xícaras (chá) de frango desfiado
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1 xícara (chá) de uva passa (clara e/ou escura)
1 xícara (chá) de tomate seco picado
azeite de oliva a gosto
folhas de alface, rasgadas


Preparo:

Coloque o cuscuz em uma vasilha e acrescente o caldo fervendo. Misture, tampe e espere uns 10 minutos. Abra e misture com um garfo para soltar. Vá acrescentando os demais ingredientes e misturando.
Em uma travessa ou no prato individual, coloque algumas folhas de alface e por cima o cuscuz. Regue com um pouco de azeite ou o molho de sua preferência e sirva.
Uma sugestão de apresentação é colocar um pouco em uma vasilha pequena redonda, ou modelador, dar uma pressionada e virar no prato



Rendimento: 6 porções