Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Rocambole de carne moída

Receita fácil de fazer, sem segredos. Mas demora um pouco no forno. Outra coisa que gosto nela é qu depois de pronta dá para cortar em fatias e congelar. 
Além disto dá para variar o recheio. Pode-se fazer uma combinação de alguns destes ingredientes: queijos variados, colocar linguiça fatiada fina, tomate seco, azeitonas, peito de peru, presunto, cogumelo, brócolis ou espinafre, por exemplo.
Dicas para esta receita: não fazer a camada de carne fina para para conseguir enrolar, colocar o recheio deixando um espaço das bordas para que não escape, cobrir com tiras de bacon, depois de enrolado. Como não tinha bacon, desta vez não fiz isto. Mas acho que dá um toque gostoso.

Ingredientes:

1 kg de carne moída
1 cebola média picada
2 dentes de alho
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (sopa) de farinha de trigo
salsinha picada a gosto

Recheio:

150 g de queijo mussarela em fatias
150 g de blanquet de peru
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado


Preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa até ficar uma massa uniforme.
Em uma folha de papel alumínio espalhe a carne formando um retangulo, de aproximadamente 1 cm de espessura. Espalhe a mussarela, o blanquet e salpique o queijo ralado. Com a ajuda do papel alumínio enrole como rocambole e feche bem. Coloque em uma forma antiaderente, cubra com o papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais uns 15 minutos para dourar.
Espere uns 5 minutos e sirva em seguida.
Pode servir acompanhado de arroz, que pode ser simples ou com verduras, ou só com verduras.


Rendimento: 8 porções


terça-feira, 23 de junho de 2015

Gelatina com creme

Esta é uma forma de apresentar a gelatina de uma forma um pouco diferente. Fica um doce visualmente bonito, além de ser gostoso. Mais uma receita de preparo simples, mas que demora para ficar pronta em função do tempo de geladeira. Se quiser fazer só uma receita, mas com vários sabores de gelatina, coloque o que sobrar da gelatina em potes individuais e sirva a gelatina simples, ou corte em pedaços e faça também a receita de gelatina colorida, gelatina cremosa ou gelatina colorida com leite de coco. Ou pode variar o sabor da gelatina em cada vez que fizer. Pode ser servida como lanche ou sobremesa.
Comece pelas gelatinas para elas já irem pegando um pouco de consistência enquanto faz e esfria o creme.

Ingredientes:

2 pacotes de gelatina do sabor de preferência
1 litro de água
1 lata de leite condensado
1 gema
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho


Preparo:

Faça as gelatinas conforme as instruções. Espere esfriar e leve para a geladeira para pegar consistência.
Dissolva o amido de milho no leite e misture a gema. Coloque esta mistura em uma panela com o leite condensado. Leve ao fogo e misture sem parar até engrossar e começar a aparecer o fundo da panela (aproximadamente 20 minutos). Desligue o fogo e mexa de vez em quando para evitar que forme uma película. Coloque uma camada deste creme em potes individuais. Faça outra camada com a gelatina, que não está dura mas começando a engrossar e leve de volta para a geladeira para firmar. Quando o restante da geladeira estiver duro, bata no liquidificador até ficar espumar e ficar uniforme. Faça uma terceira camada com esta gelatina e leve para a geladeira até firmar. Sirva em seguida.


Rendimento: 8 porções


domingo, 21 de junho de 2015

Bolo de leite condensado

Mais uma receita simples de bolo de liquidificador. Ao contrário do outro bolo de leite condensado já postado aqui, este não é indicado para quem está restringindo o consumo de glúten, já que leva farinha de trigo. Este é um bolo neutro, então dá para variar o sabor colocando raspas de limão ou laranja ou essência de baunilha e ainda colocar chocolate granulado.
Fiz para levar no parque da Água Branca no terceiro e último encontro do evento Laços Unidos contra o Frio, Desta vez eu fui e gostei de ter ido. Lá é um parque agradável que vale a pena ir com calma. Soube que lá tem alguns cursos, como de padaria, moda, beleza e construção civil. Entre no site http://www.fundosocial.sp.gov.br/, Programas e Projetos, Escola de Qualificação Profissional.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de amido de milho peneirado
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar


Preparo:

No liquidificador, bata bem o leite condensado, o leite, os ovos e a manteiga. Vá colocando aos poucos a farinha e a maisena e continue batendo até a mistura ficar homogênea. Coloque o fermento e misture.
Coloque esta massa em uma forma média, untada e enfarinhada, e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos, até dourar e assar.
Desligue o forno, espere esfriar, desenforme e sirva,


Rendimento: 15 porções





sábado, 20 de junho de 2015

Trufas de chocolate

Receita fácil, sem segredos. Apesar de fácil é demorada para ficar pronta porque tem que ir para a geladeira para ficar uma massa consistente. Usem chocolate ao leite ou meio amargo, de acordo com sua preferência. Boa para depois da comida ou na hora que a vontade do doce ataca.
Quando for modelar a massa, faça de forma irregular, e não bolinhas, porque este que é charme da trufa. A menos que queria banhar em chocolate derretido.

Ingredientes:

500 g de chocolate em barra
1 caixa de creme de leite
1/2 xícara (chá) de cacau em pó peneirado
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de conhaque


Preparo:

Derreta o chocolate em banho maria, acrescente a manteiga e misture bem até derreter completamente, incorporar ao chocolate e a mistura ficar homogênea. Coloque o conhaque e misture. Acrescente o creme de leite, misturando bem. Leve esta massa ao freezer por 2 horas ou geladeira por 4 horas. Pegue porções, modele e passe no cacau em pó peneirado.
Mantenha na geladeira em recipiente fechado.


Rendimento: aproximadamente 45 trufas



domingo, 14 de junho de 2015

Brownie "do Luiz"


Esta receita é do famoso Luiz que hoje tem uma cadeia de lojas que faturam R$ 2,5 mi por ano. Ele recebeu a receita de uma amiga quando ainda era adolescente e começou a vender aos colegas do colégio. Deu tão certo que logo a casa dele ficou pequena para tanto brownie. Inspirador?

Aproveite e faça a receita, é ótima! Tem gostinho de brigadeiro e tem essa casca crocante por cima. Ah, ele vende as laterais em latinhas que hoje são campeã de vendas! Genial, não é?
Ingredientes

6 ovos
½ kg de açúcar
3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
700 g de achocolatado
300 g de manteiga com sal
modo de preparo

1°- Numa batedeira coloque 6 ovos, ½ kg de açúcar, 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo, 700 g de achocolatado e 300 g de manteiga com sal e bata bem até formar uma mistura homogênea.

2°- Coloque a massa numa assadeira (40 cm X 25 cm) untada e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte em quadrados (6 cm X 6 cm) e sirva em seguida.

Bolo de paçoca

Este bolo fiz hoje cedo para levar ao picnic coletivo no parque da Água Branca para o encontro "Laços Unidos contra o Frio" em que as pessoas fazem quadrados de tricô ou crochê para montar mantas que vão ser distribuídas. Nunca fui nestes encontros, mas acho que é uma oportunidade legal para fazer algo para o bem de outras pessoas e que ao mesmo tempo faria bem para mim já que o artesanato é outra das minhas paixões. Também seria a chance de conhecer este parque já que tenho a vaga impressão de que fui só quando criança, Ou seja, é praticamente conhecer. E isto porque estudei cinco anos lá perto...
Escolhi este bolo porque como estamos em junho achei que era bem apropriado para o período de festas juninas.
Este é mais um daqueles bolos que se encaixa na categoria de facílimo. É feito no liquidificador. Eu misturo a farinha em uma vasilha à parte, mas por não ser uma massa pesada até da para bater tudo no liquidificador, se for colocando a farinha aos poucos.

Ingredientes:

4 ovos
125 g de paçoca (6 de roscas)
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar


Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, a paçoca, o leite, a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Coloque em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem, coloque o fermento e misture novamente.
Coloque esta massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 200ºC para assar por aproximadamente 30 minutos. Faça o famoso teste do palito para ver se está bom.
Quando estiver pronto, desligue o forno, espere amornar, desenforme e sirva.


Rendimento: 15 porções



sábado, 13 de junho de 2015

Bolo de laranja e leite de coco

Na minha mãe toda semana é feito um bolo simples. Ultimamente tem sido feito de chocolate. Este fim de semana ela pediu para a Silvana fazer um bolo diferente e este foi o escolhido. Vou dizer uma coisa: façam. É muito gostoso, leve e macio. Mesmo no dia seguinte continua muito bom. 
É um bolo fácil de fazer, mas é feito na batedeira e não no liquidificador como muitos do que coloco aqui.O problema deste bolo é que é fácil extrapolar na quantidade. 
Como no bolo de limão, na cobertura vai bastante açúcar. Então se quiser maneirar nas calorias ou não gostar deste tipo, não coloque.

Ingredientes:

3 ovos separados
1/2 xícara (chá) de açúcar
130 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
raspas de 1 laranja
200 ml de leite de coco
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Cobertura:

1/2 xícara (chá) de suco de laranja
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro (aproximadamente)


Preparo:

Bata bem na batedeira as gemas e o açúcar até ficar um creme claro. Coloque a manteiga e bata mais um pouco. Pare de bater e coloque, alternadamente, o leite de coco e a farinha de trigo e misture. Coloque as raspas da laranja e o fermento e misture novamente.
Bata as claras em neve. Coloque um pouco da clara batida na massa e misture. Coloque o resto da clara e misture delicadamente. Coloque a massa em uma forma, untada e enfarinhada, de sua preferência e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos. Verifique se está bom espetando um palito. Desligue o forno. espere amornar. 
Enquanto isto, prepare a cobertura misturando o suco com o açúcar. Desenforme o bolo e jogue a cobertura por cima.


Rendimento: 15 porções






quinta-feira, 11 de junho de 2015

Medidas

Ontem estava fazendo uma arrumação aqui em casa e achei uma folha que tinha separado da revista que o CompreBem distribuía todo mês. É uma tabela com as medidas de alguns ingredientes em xícaras e seu equivalente gramas ou ml. Resolvi compartilhar porque pode ajudar em algumas receitas. Estou colocando todas as medidas que estavam lá, mesmo sabendo que uma conta simples já daria o equivalente em medidas menores.

Chocolate em pó                                        

1 xícara = 90 gramas
1/2 xícara = 45 gramas
1/3 de xícara = 30 gramas
1/4 de xícara = 20 gramas
1 colher (sopa) = 6 gramas
1 colher (chá) = 2 gramas

Açúcar

1 xícara = 180 gramas
1/2 xícara = 90 gramas
1/3 de xícara = 60 gramas
1/4 de xícara = 45 gramas
1 colher (sopa) = 12 gramas
1 colher (chá) = 4 gramas

Manteiga, margarina e gordura vegetal

1 xícara = 200 gramas
1/2 xícara = 100 gramas
1/3 de xícara = 65 gramas
1 colher (sopa) = 15 gramas

Farinha de trigo

1 xícara = 120 gramas
1/2 xícara = 60 gramas
1/3 de xícara = 40 gramas
1/4 de xícara = 30 gramas
1 colher (sopa) = 7,5 gramas
1 colher (chá) = 2,5 gramas

Leite e café

1 xícara = 240 ml
1/2 xícara = 120 ml
1/3 de xícara = 80 ml
1/4 de xícara = 60 ml
1 colher (sopa) = 15 ml
1 colher (chá) = 5 ml

Água e óleo

1 xícara = 240 ml
1/2 xícara = 120 ml
1/3 de xícara = 80 ml
1/4 de xícara = 60 ml
1 colher (sopa) = 15 ml
1 colher (chá) = 5 ml

domingo, 7 de junho de 2015

Pão recheado

Esta foi uma tentativa de fazer uma receita tradicional usando o fermento natural no lugar do fermento. Como eu não fiz o desconto da farinha e líquido usados no fermento, acabei utilizando mais farinha do que na receita. Estou colocando as quantidades que usei. Também, diferente da receita, a água usei em temperatura ambiente e não morna. Como este fermento pede um tempo maior de descanso, achei que seria melhor não aquecer.
Vou dizer que deu certo e a receita rendeu bastante. Dois pães grandes. Para variar fiz com dois recheios diferentes. Um fiz em forma de trança e outro de rosca. Também podem ser feitos pães menores, individuais, enrolados ou redondos, pães colocados na forma de bolo inglês.
Pão quentinho com o cheirinho tomando conta de casa é uma delícia. Mas o ideal, como para todo pão, é aguardar esfriar antes de cortar. Difícil resistir, mas a espera vale a pena.

Ingredientes:

150 g de fermento refrescado (levain)
3 xícaras (chá) de água em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de azeite
2 ovos
1 colher (chá) de sal
1,250 kg de farinha de trigo peneirada
1 gema
1 colher (chá) de óleo

Recheio:

400 g de linguiça calabresa, sem pele, cortada em fatias finas
200 g de queijo gorgonzola
9 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
250 g de mussarela em fatias finas
250 g de peito de peru em fatias finas
200 g de requeijão cremoso
orégano a gosto
queijo parmesão ralado para polvilhar


Preparo:


Em uma vasilha grande misture o levain com a água e o sal. Vá acrescentando a farinha, sempre mexendo, até que desgrude das mãos. Deixe descansar por 2h30 (o tempo pode variar de acordo com a temperatura), para o fermento agir e a massa crescer.
Divida a massa em duas porções. Metade divida novamente em 3 e abra retângulos compridos em uma superfície enfarinhada. Em cada pedaço faça uma camada de linguiça, espalhe os queijos gorgonzola e parmesão. Dobre cada ponta, pelo lado do comprimento, até metade da massa e depois junte as pontas fechando bem. Faça com os três pedaços e então coloque-os um ao lado do outro e faça a trança passando cada rolo por cima do outro, alternadamente. Una as pontas de cada lado e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada para crescer por 1 hora.
A outra metade divida em 2 partes, abra dois retângulos e coloque as fatias de queijo, de peru e espalhe o requeijão cremoso. Salpique o orégano a gosto e feche como rocamboles. Torça os dois rolos e unas as pontas formando uma rosca. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e espere 1 hora para crescer.
Depois de 1 hora bata a gema com o óleo e pincele os pães. Se quiser, polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 até assar e dourar. Retire do forno, espere esfriar e sirva.


Rendimento: 2 pães grandes








segunda-feira, 1 de junho de 2015

Doce de leite talhado

Esta é uma receita que lembro da minha mãe fazer quando éramos pequenos. Fazia tempo que ela não fazia e umas semanas atrás ela lembrou e foi ensinar a Silvana. Pedi para fazer com ela para eu aprender também. E aqui está. É mega fácil, mas é demorada e tem que ficar atento para evitar sujeira no fogão. Eu aproveitei para fazer enquanto arrumava a cozinha.
O limão dá uma quebradinha no doce. Minha tia faz colocando o caldo de 1/2 limão logo no começo. Minha mãe coloca só as raspas. Para receita de doce de leite gosto de usar o leite fresco, não o de caixinha. Sinceramente, não sei se faz diferença, mas é uma preferência minha.
Use uma panela grande para evitar que o leite derrame quando ferver.

Ingredientes:

1 litro de leite integral
400 g de açúcar refinado
raspas da casca de 1 limão taiti grande


Preparo:

Coloque o leite e o açúcar em uma panela e misture. Leve ao fogo (no começo pode ser alto) e de vez em quando mexa. Quando começar a ferver coloque as raspas do limão, diminua o fogo e continue mexendo de vez em quando e controlando. Quando começar a ficar com cor mais amarelada e engrossar, mexa direto até incorporar um pouco. Não deve deixar ficar duro, mas tem que começar a aparecer o fundo da panela. O tempo total é de aproximadamente 1 hora. Vai depender de como deixou o fogo. Coloque em uma tigela ou cumbucas individuais. Espere esfriar, ou não, como preferir, e delicie-se. O que sobrar mantenha na geladeira. 


Rendimento: 10 porções, aproximadamente