Esta é uma receita da Rita Lobo. Minha irmã já fez várias, mas eu nunca tinha feito. No máximo ajudei a ralar o queijo e moldar. É uma receita super fácil e que pode ser feita com antecedência e congelada. Numa hora de necessidade ou desejo é só colocar direto no forno quente. Hoje assei mais ou menos 1/3 e congelei o restante.
A primeira vez que ouvi falar de chipa foi há mais ou menos 10 anos, quando viajei com meus sobrinhos, minha irmã e mãe para o sul para visitar a região das Missões. Fomos para o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, onde experimentamos. Depois passei a ver com frequência nos supermercados de São Paulo. Não sei se nunca tinha reparado ou se coincidentemente foi por volta desta época que começou a aparecer aqui. Hoje é super fácil encontrar em supermercados e padarias e tem, também, a versão congelada. É uma boa pedida para um lanche despretensioso.
Ingredientes:
500 g de polvilho doce
400 g de queijo meia cura ralado fino
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite, aproximadamente
Preparo:
Em uma vasilha grande, coloque o polvilho, o queijo, o sal e a manteiga. Mexa com as mãos. Coloque os ovos ligeiramente batidos e mexa novamente. Vá colocando o leite aos poucos, sempre mexendo, até ficar uma massa uniforme. Cuidado com o leite para que a massa não fique muito mole e pegajosa.
Pegue pequenas porções da massa, faça rolinhos de aproximadamente 1 dedo de espessura, e do tamanho da mão, e vire no meio, formando uma ferradura. Coloque em uma assadeira, deixando um espaço entre eles. Leve ao forno pré-aquecido até começar a dourar, por aproximadamente 30 minutos.
Se for congelar, pode colocar bem próximos na assadeira e leve ao freezer até endurecerem e depois empacote.
Rendimento: 36 unidades

Nenhum comentário:
Postar um comentário