Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Curau

Esta receita é da minha tia, irmã do meu pai. Sempre comi quando ela ou minha irmã faziam, mas eu mesma nunca tinha feito. Como vi umas espigas bonitas no mercado, resolvi arriscar. Resultado: aprovado.
Não é uma receita difícil, mas ela é demorada. A parte que antecede o fogão é rápida, mas na hora de cozinhar demora.
Ela pode ser servida mole ou dura, quente ou fria, de acordo com a preferência, como sobremesa ou lanche. Com ou sem canela, se bem que sem canela é quase uma heresia.
É um doce típico das festas juninas.

Ingredientes:

5 espigas grandes e bem granadas (escolher as mais amarelas)
1 litro de leite integral
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
canela a gosto para polvilhar


Preparo:

Tire os grãos das espigas com uma faca. Bata no liquidificador, aos poucos, com o leite. Passe por uma peneira apertando bem. Junte o açúcar e o sal e leve ao fogo, mexendo sempre. No começo pode ser no fogo alto, mas quando começar a "empelotar", abaixe o fogo e mexa firme e constantemente até que fique homogêneo. Para um ponto de colher, retire do fogo assim que igualar (de 20 a 25 minutos). Para o ponto de corte, deixe apurar mais um pouco, até começar a aparecer o fundo da panela, aproximadamente após 40 minutos. Polvilhe canela em pó peneirada, a gosto.
Se for comer de colher, pode ser quente ou fria. Se for duro para cortar, espere esfriar e leve à geladeira.
Coloque em vasilhas individuais pequenas ou, se for para corte, em um refratário não muito grande para o curau ficar mais alto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário