Esta é uma receita de influência alemã, tradicional no Paraná. Por aqui é conhecida como cuca. Minha irmã aprendeu com uma vizinha muito querida que a recebeu de braços abertos quando se mudou para Curitiba. É um bolo coberto com uma farofa doce. Fizemos com uva, mas pode-se usar maçã, pera, banana, pêssego, coco (apurado com gemas), etc ou mesmo ser feito sem nenhuma fruta. A receita fala em uva Terci, mas como não é época usamos a Isabel. Como o nome pode variar de uma região para outra, fica mais claro dizer que são aquelas uvas pequenas, pretinhas, utilizadas para fazer geleia ou suco.
Receita perfeita para o lanche da tarde, sozinha ou acompanhada de sorvete.
Receita perfeita para o lanche da tarde, sozinha ou acompanhada de sorvete.
Ingredientes:
Massa
100 g de margarina
2 xícaras de açúcar
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos, separados
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
raspas de limão
Farofa:
200 g de margarina
2 xícaras de açúcar
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente
canela em pó, a gosto
Preparo:
Comece pela farofa. Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Se ficar muito grudenta, adicionar mais trigo. Reserve. Esta farofa deve ficar mais sequinha para ficar crocante quando assar.
Bata as claras em neve e reserve.
À parte, bata a margarina com o açúcar e as gemas. Depois acrescente a farinha de trigo e o leite e bata mais um pouco. Com uma colher, acrescente as claras em neve, mexendo cuidadosamente e, em seguida, o fermento em pó.
Coloque esta massa em uma assadeira grande, de aproximadamente 25 x 40 cm, untada e enfarinhada. Por cima distribua a fruta desejada e cubra com a farofa. Usei 800 g de uva.
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40/50 minutos.
Rendimento: 20 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário