Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sopa de ervilha

Esta receita tem gostinho de carinho já que é da mamma. É mais uma dica para variar nestes dias de temperatura mais baixa.

Ingredientes:

200 g de músculo
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 tomate
1 l de água
1/2 tablete de caldo de carne industrializado (opcional)
250 g de ervilha seca
2 batatas inglesas de tamanho médio para grande
3 pedaços de paio em fatias
100 g de bacon picado

Preparo:

Deixe a ervilha de molho em água por no mínimo 2 horas.
Faça um caldo com a carne, a cebola, o alho, o tomate, o caldo de carne e aproximadamente 1/2 litro de água, sem fritar a carne. Deixe cozinhando até amolecer a carne.
Junte a ervilha com a água em que ficou de molho, o bacon, o paio e a batata. Leve ao fogo para cozinhar até amolecer. Quando estiver cozido separe a carne, o paio e o bacon e reserve. Bata no liquidificador a ervilha com a batata e o líquido. Coloque de volta na panela junto com as carnes reservadas e leve novamente ao fogo. Ajuste o sal, se necessário e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Bolo de requeijão

Quando vi esta receita com requeijão achei esquisito, mas quando a Silvana fez, ela é o braço direito da minha mãe, gostei. Isto já faz um tempo, então hoje resolvi fazer de novo. Eu segui exatamente a receita, mas acho que se colocar um pouco de canela em pó na massa ou essência de baunilha, para variar um pouco, também deve ficar bom. Cai muito bem em um lanche da tarde ou café da manhã.
Outra coisa boa desta receita é que, além de fácil e rápida, não suja muita louça. Só a vasilha onde mistura, as xícaras para medir e a forma.

Ingredientes:

3 ovos
250 g de requeijão
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 pacote de coco seco ralado (100 g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
Açúcar para polvilhar (opcional)


Preparo:

Em uma tigela, misture os ovos e o requeijão com um garfo. Acrescente o açúcar e o coco ralado e mexa mais um pouco. Coloque a farinha e mexa bem e acrescente o fermento em pó. Despeje em uma forma de furo central untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos. Espere amornar e desenforme e peneire um pouco de açúcar por cima, para decorar. Sirva em seguida.

Rendimento: 12 porções


terça-feira, 20 de maio de 2014

Torta de coco

Mais um doce muito fácil de fazer. Esta torta lembra o bombocado.

Ingredientes:

300 g de coco fresco ralado
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200 ml)
6 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó
margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar


Preparo:

Bata ligeiramente os ovos, com um garfo, junte o leite de coco e o leite condensado e bata mais um pouco. Coloque os demais ingredientes, mexa bem e coloque em um refratário ou forma untada e enfarinhada.
Leve ao forno preaquecido, por aproximadamente 40 minutos, até que enfiando um palito ele saia limpo.
Espere esfriar, leve para a geladeira para gelar e sirva. Mantenha na geladeira.


Rendimento: 12 porções


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Bolo de limão

Um bolinho para encerrar o dia, cai muito bem. Receita super fácil de fazer. A massa tem um gosto delicado de limão, já na cobertura é bem pronunciado, ao mesmo tempo em que sente o doce do açúcar.

Ingredientes:
Massa:

3 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos, separados
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, peneirada
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó, peneirado
1/2 xícara (chá) de suco de limão

Cobertura:

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
6 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água quente
raspas de 1 limão para decorar


Preparo:

Bata as claras em neve e reserve.
Em outra vasilha, bata na batedeira a margarina, o açúcar e as gemas até ficar um creme claro. Vá alternando a farinha de trigo e o amido com o suco de limão e misture bem. Coloque o fermento e misture. Coloque uma parte da clara em neve, incorpore delicadamente e acrescente o restante mexendo delicadamente.
Coloque em uma forma e leve ao forno preaquecido em forno médio por aproximadamente 40 minutos até que enfiando um palito no meio ele saia limpo. (Eu usei uma de 25 x 35 e o bolo ficou com aproximadamente 2 dedos de altura.)
Para a cobertura misture bem o açúcar de confeiteiro, o suco de limão e a água quente. Espalhe sobre o bolo morno e decore com as raspas de limão. Espere esfriar, corte em pedaços e sirva.


Rendimento:  20 porções





domingo, 18 de maio de 2014

Macarrão com molho de frango

Ao invés de fazer um estrogonofe de frango, resolvi fazer uma adaptação para um molho massa. Fui pegando os ingredientes que tinha em casa. Ficou bom. Esta receita é no estilo da de macarrão com molho de atum. O caldo do cozimento pode ser congelado para ser usado em um risoto ou sopa.

Ingredientes:

1 peito de frango
2 cebolas pequenas picadas
4 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
3 copos de água
2 tomates picados
1/2 xícara de azeitonas picadas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal a gosto
pimenta-do-reino, moída na hora, a gosto
ketchup a gosto
molho inglês a gosto
1 lata de creme de leite, sem o soro
250 g de macarrão cru
tomate seco picado a gosto (opcional)


Preparo:

Em uma panela refogue em metade do azeite, metade do alho e da cebola e coloque um pouco de sal. Frite os lados do frango, acrescente a água, tampe a panela e deixe cozinhar. Retire o frango da panela, deixe esfriar um pouco, e desfie em lascas.
Enquanto isto, coloque água para ferver para cozinhar o macarrão.
Retire o caldo da panela, coloque o restante do azeite e refogue a outra cebola, 2 dentes de alho e o tomate picado. Acrescente o frango e refogue mais um pouco. Coloque o creme de leite, o ketchup e o molho inglês até aquecer. Coloque a azeitona e a salsinha picadas, mexa bem e ajuste o tempero.
Envolva a massa já cozida com este creme e sirva imediatamente.
Salpique tomate seco picado, já no prato.


Rendimento: 4 porções




Croquete de cenoura

Esta é uma forma diferente de incluir a cenoura na refeição. Não é uma receita difícil, mas é demorada. O ideal é assar para ser uma receita mais light, mas também pode ser frito se tiver pressa já que no forno demora para ficar pronto. E frito ele fica dourado por igual. Como vai o caldo de carne que já é salgado, eu não coloquei mais sal, mas por outro lado a cenoura é adocicada, então vejam se acham que precisa colocar. Pode ser servido como acompanhamento na comida, ou como um aperitivo ou salgadinho em uma festa.

Ingredientes:

4 cenouras grandes cozidas e amassadas
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho
1 tomate picado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 tabletes de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 ovo + 1 clara batida
1/3 de xícara de queijo ralado
2 colheres (sopa) de margarina light
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
2 ovos batidos para empanar
farinha de rosca para empanar
sal a gosto
pimenta moída na hora a gosto


Preparo:

Em uma panela refogue o azeite, a cebola, o alho e o tomate. Junte a cenoura amassada e o caldo de carne dissolvido no leite e mexa. Coloque o ovo e a clara batidos, o queijo ralado e a margarina. Mexa bem e vá adicionando aos poucos a farinha de trico, mexendo bem até encorpar e desprender da panela. Coloque a pimenta e a salsinha, mexa bem e prove o tempero. Ajuste se necessário. Espere esfriar, faça croquetes e passe na farinha, no ovo e na farinha. Coloque-os em uma forma untada e leve ao forno médio pré-aquecido até que comecem a dourar e vire para dourar do outro lado (leva aproximadamente 1 hora no forno). Sirva em seguida.


Rendimento: aproximadamente 40 unidades




terça-feira, 13 de maio de 2014

Pavê de Maracujá e Chocolate

Outra receita da Panelaterapia. Muito fácil e prática. O único porém é que a receita fala em chocolate meio amargo, usei, mas acho que ficaria melhor com o chocolate ao leite. 
Para a mousse de maracujá, bater 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado, a mesma medida (da lata) de suco concentrado de maracujá.
Depois, prepare 1 copo de suco de maracujá como se fosse para beber (com um pouco de água e açúcar). 
Coloque uma camada fina de mousse no fundo da travessa. Mergulhe rapidamente os biscoitos de champagne no suco e vá colocando um a um no refratário (sobre a camada de mousse).  
Cubra com mais uma camada de mousse e leve para gelar por uns 30 minutos.
Para a ganache de chocolate que vai por cima de tudo faça assim: coloque 130g de chocolate picado e 200g de creme de leite (aquele da caixinha pequena) numa panela e leve ao fogo em banho maria até derreter o chocolate.  Deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Coloque por cima do pavê e decore com raspas de chocolate.


Pastelão Assado

Fiz essa receita porque achei bem simples e rápida para aqueles dias que a gente tem que fazer algo prático e ao mesmo tempo saboroso.
Comprei a massa de pastel na feira, mas pode ser aquela comprada no supermercado também, como aliás era a indicação na receita original que peguei no site Panelaterapia.
Abri a massa de pastel e coloquei o recheio bem no meio, começando pela mussarela, depois coloquei a calabresa, cebola, tomante e orégano. O outro recheio fiz com mussarela, presunto, cebola e tomate. Faça os recheios bem secos para que não umedeçam a massa.
Feche as laterais colocando um pouco de água para unir bem as partes e nas pontas fechar e dobrar como se fosse um embrulho mesmo.
Coloque em uma assadeira untada com bastante óleo ou azeite com as dobras feitas no pastelão para baixo, se quiser, coloque papel manteiga para que não grude na forma. Não coloquei no meu, mas untei com bastante azeite.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 15 minutos. 
Retire o papel, pincele azeite em cima da massa e leve novamente ao forno para dourar sem o papel.
Deixe até ficar dourado.




Poderá também gostar de:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Caldo verde


Mais uma receita da terrinha e também muito fácil de fazer. O ideal é usar um caldo de carne ou frango natural, mas caso não tenha, como foi o caso hoje, use um caldo pronto. Esta sopa é uma boa pedida agora que a temperatura está caindo. Hummmmm, dili.
Calcule uma batata grande e aproximadamente 300 ml de caldo por pessoa. Corte a batata em pedaços pequenos para cozinhar mais rápido. A couve, além de cortar em fatias finas, gosto de cortar um pouco para não ficarem tiras grandes. O sal deixo para ver se precisa depois que cozinhei a linguiça porque já tem o sal no caldo e na linguiça.



Ingredientes:

4 batatas grandes
1/2 cebola
2 dentes de alho
1,3 l de água (ou caldo)
1 cubo de caldo de carne, frango ou legumes (se não tiver caldo)
200 g de linguiça portuguesa
1 maço pequeno de couve manteiga
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto (opcional)
azeite a gosto


Preparo:

Em uma panela refogue em um pouco de azeite a cebola e o alho, picados. Acrescente a água e a batata descascada e cortada em cubos e deixe ferver até que as batatas fiquem bem macias.
Enquanto isso, lave as folhas da couve, tire o caule. corte em fatias finas e reserve. Retire a pele da linguiça e corte em fatias de aproximadamente 0,5 cm.
Quando a batata estiver cozida, bata tudo no liquidificador ou, na própria panela, use o mixer para triturar as batatas.
Volte este caldo para a panela, acrescente as rodelas de linguiça e cozinhe por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando. Experimento o caldo e, se necessário, acrescente sal e pimenta-do-reino. Coloque a couve e deixe uns 5 minutos. Sirva em seguida. Acrescente azeite a gosto, no prato.


Rendimento: 4 porções bem servidas



Papo de anjo

Dando o ponta pé inicial no nosso projeto de Sabores da Copa, fiz este doce que é tradicional da terrinha, apesar de não ser dos mais famosos. Este é mais um exemplo da tradicional doçaria conventual portuguesa de doce feito com gemas. Este é um doce bem delicado. Com as claras que sobra faça um bolo de claras, saborizando como preferir ou então um suflê.
O que dá o gosto é a calda. Esta levou essência de baunilha. Eu fiz uma receita da minha avó, mais tradicional. Mas tem uma variação grande, tanto em relação à quantidade de ovos, se usa ou não farinha, como em relação à calda, que pode ser com baunilha, com canela, cravo, raspas de limão ou laranja, alguma bebida ou leite de coco. A dica para a calda é colocar o dobro de água para o açúcar. Por exemplo, 1 xícara de açúcar e 2 de água.

Ingredientes:

9 gemas
2 claras
1 l de água
0,5 kg de açúcar granulado
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha


Preparo:

Comece pela calda misturando a água e o açúcar em uma panela e depois leve ao fogo, sem mexer, até ficar em ponto de fio não muito grosso. (coloque a colher na água e a calda tem que envolvê-la inteira e cair em fio quando a colher é levantada). Demora aproximadamente 30 minutos.
Enquanto isto, bata as gemas na batedeira, por aproximadamente 10 minutos, até ficar um creme bem claro e dobrar de tamanho.
Bata as claras em neve e acrescente às gemas, misturando delicadamente.
Coloque estas massas em forminhas de empadas e leve para assar em banho-maria por 20 minutos até que enfiando um palito ele saia seco.
Neste meio tempo a calda deve estar pronta. Desligue o fogo, acrescente a baunilha e quando retirar o doce das forminhas, coloque em uma vasilha junto com a calda.
Espere esfriar e leve para a geladeira até a calda encharcar bem o doce para dar o gosto.


Rendimento: 15 doces


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Lagarto na panela

Esta é uma carne super fácil de fazer, que suja só uma panela e bem saborosa. Por cozinhar bastante, a carne bem macia e bem temperada.Como tem um bom rendimento, gosto de separar uma parte e congelar em porções individuais para aqueles dias em que se quer distância da cozinha.

Ingredientes:

1,5 kg de lagarto
1 cebola média, cortada em fatias
1/2 pimentão vermelho (ou 1/4 de vermelho e 1/4 de verde)
1 cubo de caldo de carne
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de óleo
600 ml de água quente
1 caixinha de molho de tomate
 ml cherry
1 tomate picado

Preparo:

Na panela de pressão aqueça o óleo e frite a cebola e o alho para dar uma murchada. Junte o pimentão, frite mais um pouco. Se quiser, em vez do pimentão coloque duas folhas de louro. Coloque a carne, o caldo de carne esfarelado, a água quente e a salsinha. Tampe a panela e quando pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 45 minutos.
Se achar que após o cozimento ficou muito caldo, deixe ferver mais um pouco com a panela destampada para secar.
Espere a carne esfriar um pouco, corte-a em fatias entre 0,5 e 1 cm.
No caldo junte o molho de tomate, o tomate picado e o cherry, ferva, acrescente a carne e ferva mais um pouco para apurar e pegar o sabor. Sirva em seguida.


Rendimento: 10 porções




quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pavê de doce de leite

Esta receita eu fiz para ver se ficava igual ao que tem na loja de espanhóis perto do trabalho. Usei uma versão de receita de torta alemã, mas pode usar também a de torta holandesa, que leva mais creme de leite e leite condensado. Por cima coloquei doce de leite comprado pronto. Tenho duas observações em relação à cobertura. O doce de leite que usei é bem doce, então o ideal é procurar um mais suave. E o doce de leite deve ser mais consistente porque depois que cortei o doce escorreu boa parte da cobertura na vasilha, quando voltou para a geladeira. Tudo bem que não é desperdiçado, pois é só colocar de volta no pedaço que cortou, mas se usar um mais duro, melhor.

Ingredientes:

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite, sem o soro
1 pacote de biscoito maisena
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de essência de baunilha
400 g de doce de leite


Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar na batedeira por aproximadamente 10 minutos, até ficar um creme bem claro. Misture o creme de leite e a baunilha e reserve.
Em um refratário alterne camadas do biscoito e do creme, começando com o biscoito e terminando com creme. Leve à geladeira para firmar por 3 horas. Espalhe o doce de leite por cima e volte à geladeira por mais umas 4 horas ou até o dia seguinte. Sirva gelado.
Fiz em uma vasilha de 15 x 20 para ficar mais alto. Ficou com 3 camadas. Também pode colocar em taças individuais.


Rendimento: 12 porções






terça-feira, 6 de maio de 2014

Salmão com molho de manga

Esta é uma forma diferente de comer um peixe, mas o molho também pode ser usado para acompanhar um filé de frango. Ele tem um gosto um pouco mais adocicado fazendo um bom contraponto ao gosto do salmão. É uma receita fácil de fazer e que sai um pouco do lugar comum e usa o salmão que é sempre recomendado comer por ter gordura boa. Tudo bem que, por conta do creme de leite, acaba sendo uma receita um pouco calórica, mas como é pouco molho não chega a ser problemático. Além disto a manga é considerada uma boa fruta para incluir na alimentação, já que é antioxidante, é boa para pele e visão, tem várias vitaminas e minerais.
Servi de duas formas: fiz uma "cama" com o molho, coloquei o salmão por cima e coloquei a pimenta-rosa e na outa coloquei o salmão e por cima derramei um pouco do creme e salpiquei com a pimenta-rosa. Eu comi só assim, mas pode acompanhar com uma salada ou arroz branco e o molho à parte. Também pode colocar folhas de manjericão ao invés da pimenta-rosa.

Ingredientes:
4 postas de salmão sem pele
1 manga grande madura, mas firme
1 colher (sobremesa) de manteiga
100 ml de vinho branco
1 caixinha de creme de leite
1/2 colher (sopa) de açúcar
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
manteiga, óleo ou azeite para grelhar
pimenta rosa ou manjericão para decorar


Preparo:

Descasque a manga e tire a polpa no sentido do comprimento e corte em cubos. Em uma panela pequena, derreta a manteiga e coloque metade da manga e misture até amolecer. acrescente o vinho branco e deixe ferver. Coloque o creme de leite, o açúcar, o sal e a pimenta. Cozinhe por 5 minutos em fogo médio, mexendo. Bata no liquidificador e passe por uma peneira. Volte esta mistura para a panela e junte o restante da manga cortada em cubos. Aqueça e ajuste os temperos, se necessário. Sirva junto com o salmão grelhado.
Enquanto espera a manga amornar antes de colocar no liquidificador, tempere as postas de salmão com sal e pimenta a gosto e grelhe em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite ou um pouco de manteiga. Grelhe dos dois lados até ficar dourado.


Rendimento: 4 porções





segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pavê de creme de avelã e chocolate

Mais uma receitinha fácil de chocolate. É uma adaptação de uma receita de um encarte de uma revista Ana Maria antiga.
Ingredientes:

300 g de chocolate meio amargo picado
350 g de creme de avelã
1 lata de creme de leite, sem o soro
3 gemas
150 ml de leite
1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1 pacote de biscoito champanhe


Preparo:

Bata no liquidificador as gemas, o açúcar, o leite, o creme de leite e o amido. Leve em uma panela ao fogo, mexendo, até engrossar. Retire do fogo e espere esfriar.
Derreta o chocolate meio amargo em banho maria. Junte o creme de avelã até incorporar bem e reserve.
Junte os dois cremes e bata na batedeira. Em um refratário alterne camadas da bolacha e do creme, terminando com o creme. Leve à geladeira de um dia para o outro. Decore com raspas de chocolate.


Rendimento: 10 porções