Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Papo de anjo

Dando o ponta pé inicial no nosso projeto de Sabores da Copa, fiz este doce que é tradicional da terrinha, apesar de não ser dos mais famosos. Este é mais um exemplo da tradicional doçaria conventual portuguesa de doce feito com gemas. Este é um doce bem delicado. Com as claras que sobra faça um bolo de claras, saborizando como preferir ou então um suflê.
O que dá o gosto é a calda. Esta levou essência de baunilha. Eu fiz uma receita da minha avó, mais tradicional. Mas tem uma variação grande, tanto em relação à quantidade de ovos, se usa ou não farinha, como em relação à calda, que pode ser com baunilha, com canela, cravo, raspas de limão ou laranja, alguma bebida ou leite de coco. A dica para a calda é colocar o dobro de água para o açúcar. Por exemplo, 1 xícara de açúcar e 2 de água.

Ingredientes:

9 gemas
2 claras
1 l de água
0,5 kg de açúcar granulado
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha


Preparo:

Comece pela calda misturando a água e o açúcar em uma panela e depois leve ao fogo, sem mexer, até ficar em ponto de fio não muito grosso. (coloque a colher na água e a calda tem que envolvê-la inteira e cair em fio quando a colher é levantada). Demora aproximadamente 30 minutos.
Enquanto isto, bata as gemas na batedeira, por aproximadamente 10 minutos, até ficar um creme bem claro e dobrar de tamanho.
Bata as claras em neve e acrescente às gemas, misturando delicadamente.
Coloque estas massas em forminhas de empadas e leve para assar em banho-maria por 20 minutos até que enfiando um palito ele saia seco.
Neste meio tempo a calda deve estar pronta. Desligue o fogo, acrescente a baunilha e quando retirar o doce das forminhas, coloque em uma vasilha junto com a calda.
Espere esfriar e leve para a geladeira até a calda encharcar bem o doce para dar o gosto.


Rendimento: 15 doces


Nenhum comentário:

Postar um comentário