Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Sopa de mandioca

Neste tempinho gelado, com o inverno finalmente se mostrando, uma sopinha cai bem.
Como eu já tinha congelado caldo de legumes e mandioca cozida, resolvi fazer este caldo rápido usando o tinha à mão.
Pode usar também cubo de caldo que preferir e cozinhar a mandioca com este caldo, acrescentando cebola e alho. Se tiver couve, coloque fatiada fininha, ao final, para fazer como um caldo verde de mandioca.

Ingredientes:

800 g de mandioca já cozida
2 litros de caldo de sua preferência (frango, carne ou legumes)
salsinha a gosto
sal a gosto
pimenta moída na hora a gosto
2 gomos de linguiça calabresa


Preparo:

Em uma panela coloque o caldo e a mandioca e ferva. Bata no liquidificador e volte o caldo para a panela. Acrescente a linguiça em fatias e deixe em fogo baixo até cozinhar.
Coloque salsinha picada e azeite e sirva em seguida.

Rendimento: 5 porções




Doce de laranja

Esta receita minha mãe aprendeu faz muitos anos. Ela disse que fazia quando eramos crianças, mas não lembro. Ela resolveu fazer junto com minha irmã para ensinar a Silvana e matar saudades. Eu não vi fazer, mas pelo que ela explicou é fácil e como aprovei estou colocando aqui. Só que tem que fazer com antecedência porque a laranja fica de molho antes de fazer por 3 dias.
Pode comer sozinho, acompanhado de uma bola de sorvete ou com um bolo.
Ao comprar a laranja, preste atenção para ver se estão perfeitas.

Ingredientes:

12 laranjas bahia
água quanto baste para ir trocando
4 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
cravo e canela a gosto (opcional)


Preparo:

Lave bem a laranja, descasque bem fininho porque a parte branca tem que ficar. Se tiver ficado alguma sobra de casca na parte branca, tire com cuidado.
Corte em fatias de 1 cm. Deixe de molho em uma bacia ou vasilha funda com água, na geladeira, por 3 dias, trocando a água de vez em quando. Escorra a água. Ferva água, coloque na laranja para tirar o resto do amargor que pode ter ficado, escorra e reserve.
Para a calda, misture a água e o açúcar e deixe apurar um pouco, mas sem ficar grossa porque vai colocar a laranja para terminar de cozinhar. Coloque a laranja, cozinhe entre 20 e 30 minutos, em fogo baixo, sem mexer. Para saber se está bom, tire uma fatia e veja se a parte branca está mole.
Quando estiver pronta, retire as fatias de laranja com uma escumadeira e coloque em uma vasilha funda. Leve a calda de volta ao fogo para apurar. Despeje em cima da laranja, espere esfriar e deixe na geladeira até o dia seguinte.





sábado, 26 de julho de 2014

Abobrinha assada

Cecé, esta é para você. Esta é uma receita light que pode tanto ser servida como entrada ou como prato único em um dia que você esteja querendo comer algo mais leve.
Hoje eu fiz uma mais leve, com queijo cottage, mas dá para variar. Vou colocar algumas possibilidades na sequência. O que já fizemos, além da de hoje, foi a segunda, uma versão "gorda". As outras são ideias que tive enquanto fazia.
Como fiz só para mim hoje, eu estou colocando o que usei, mas é só adaptar à quantidade de pessoas.
Também há duas formas de fazer, dependendo de querer comer a abobrinha "al dente" (preparo I) ou mais mole (preparo II).

Ingredientes:

1 abobrinha italiana
3 tomates maduros, picados
1/2 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
sal a gosto
salsinha a gosto, picada
azeite de oliva
pimenta moída na hora, a gosto
1 xícara de queijo cottage
3 c.s. de queijo parmesão ralado


Preparo I:

Corte a abobrinha ao meio, pelo comprimento. Com uma colher de chá, raspe o recheio formando uma "barca".
Em uma panela com um fio de azeite refoge a cebola e o alho e acrescente a abobrinha raspada. Acrescente o queijo e misture mais um pouco. Coloque a pimenta e o sal e misture. Reserve.
Em outra panela pique o tomate e refogue em um pouco de cebola e alho picados. Quando amolecer o tomate desligue o fogo. Forre um refratário com parte deste molho. Coloque as metades da abobrinha por cima, recheie com a mistura de abobrinha e queijo. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno baixo por 30 minutos para cozinhar. Retire o pape alumínio, polvilhe o queijo ralado e leve novamente ao forno por uns 10 minutos. Polvilhe a salsinha picada e sirva em seguida.


Rendimento: 2 porções





Preparo II:

Se gostar da abobrinha mais mole, antes de levá-la ao forno dê uma pré cozida em água fervente, já cortada ao meio, por uns 10 minutos.
Retire e continue o procedimento do preparo I, deixando de 15 a 20 minutos no forno.

Variações de recheio:
Ricota e queijo gorgonzola
Ricota, catupiry, pedaços de linguiça frita (ou bacon)
Ricota e atum.
Ricota e peito de peru defumado em cubos.
Ricota e frango desfiado.

Em todas estas sugestões, no lugar da ricota pode colocar o queijo cottage.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Torta de liquidificador com brócolis e queijo

Receita prática, saudável e rápida. Na receita original mandava usar uma farinha sem glúten, mas como não tinha em casa fiz com a farinha normal. Mas quem tiver algum problema com glúten, ou simplesmente quiser diminuir, use esta farinha. A farinha sem glúten usada nesta receita é feita a partir de uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e de mandioca. A dificuldade maior desta receita é achar esta farinha já que não é em todo supermercado que tem, apesar de estar sendo mais fácil encontrar produtos sem glúten.
A pimenta e a cebola não iam na receita original, mas resolvi colocar e acho que fez diferença. Fica como dica.

Ingredientes:

3 ovos batidos
1/2 xícara (chá) de óleo de girassol
2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 brócolis ninja
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
alho picado a gosto
1/2 cebola picada
sal a gosto
1 xícara (chá) de queijo brie picado
queijo parmesão ralado para polvilhar
pimenta branca ou pimenta-do-reino, moída na hora (opcional)


Preparo:

Comece pelo recheio, cortando o brócolis em buquês pequenos. Ferva água e escalde o brócolis até ficar al dente. Em seguida coloque em água fria para parar o cozimento.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola picados. Junte o brócolis e o sal.
No liquidificador, bata os ovos, o óleo a farinha, o leite o fermento e o sal. Despeje metade desta massa em uma forma refratária untada. Usei uma de 26 x 16 cm. Sobre esta massa espalhe os brócolis, o queijo brie e a pimenta e cubra com o restante da massa. Polvilhe o queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar.
Sirva acompanhado de arroz branco ou salada.


Rendimento: 6 porções



domingo, 20 de julho de 2014

Café da manhã - Orquidário Morumby

Está querendo comprar umas orquídeas para sua casa ou para presentear? Então se programe com antecedência, pode ser de véspera, e comece o domingo de uma forma diferente e agradável
Comece o dia tomando um café da manhã em uma loja cercada por todo tipo de orquídeas. Funciona no sistema bufê e deve ser feita reserva antes. Eu fiz no sábado de manhã. Custa R$ 25,00 por pessoa, mais os 10% do serviço. Aceita cartão de crédito. São servidos alguns tipos de pães, frios, dois bolos, frutas, café, chá e leite. O atendimento é simpático, tanto no café como na loja.
Depois vá calmamente escolher as flores que quiser. Além de diversos tipos de flores tem também enfeites, vasos e produtos para o cultivo das flores.
Fica na Av. Prof. Vicente Rao, 1.513, Brooklin. Fica em uma esquina no lado direito de quem vai no sentido do shopping morumbi vindo da Cupecê, antes da av ibirapuera. A loja abre às 9 h, mas o café é servido a partir das 9h30 e o horário é marcado quando é feita a reserva. O site é www.morumby.com.br 






sábado, 19 de julho de 2014

Bolo de milho

Eu estava procurando nas minhas anotações outra receita de brownie para fazer para encerrar a semana, mas achei esta que não tem nada a ver. É uma receita que a Dani levou uma vez em um dia de comes de festa junina e me deu a receita mas nunca tinha feito. Resolvi experimentar e deu super certo. Nem lembrava mais como era. Só lembrava que tinha gostado na época. Fica um bolo leve e fofo. E esta é mais uma para a coleção das receitas rápidas e práticas que sujam pouca coisa.

Ingredientes:

3 ovos inteiros
200 ml de leite de coco
200 ml de leite
100 g de coco ralado
1 lata de milho, escorrida
3 xícaras (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó


Preparo:

No liquidificador bata os ovos, o leite de coco, o leite, o coco e o milho. Sempre batendo, vá acrescentando aos poucos o açúcar, o fuba e o fermento em pó.
Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 45 minuto, fazendo o teste do palito.


Rendimento: 20 pedaços






sexta-feira, 18 de julho de 2014

Torta de limão

Mais uma receita da mana. Eu sou suspeita para falar já que adoro torta de limão. E outra coisa boa é que é super fácil de fazer. Só depois de pronta a torta vai para o forno mas é só para dar uma secada na massa. Se quiser, antes pode usar um maçarico para dar uma dourada no suspiro. Mas a cobertura é bem doce. Eu coloquei a receita original, mas pode diminuir um pouco do açúcar.

Ingredientes:
Massa:

300 g de biscoito de amido de milho
200 g de manteiga

Recheio:

2/3 xícara (chá) de suco de limão
2 latas de leite condensado (790 g)

Cobertura:
1/2 xícara (chá) de claras
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar

Preparo:

Processe o biscoito até virar uma farofa. Acrescente a manteiga aos poucos e misture bem até formar uma liga, mas ainda um pouco esfarelenta. Apertando os pedaços, forre o lado e o fundo de uma assadeira de fundo falso. Reserve
Para o recheio, bata todos os ingredientes até ficar firme e coloque sobre a massa reservada.
Para o suspiro, leve ao fogo bem baixo a clara com o açúcar, sempre misturando, até dissolver completamente o açúcar, tomando cuidado para não cozinhar a clara. Passe por uma peneira, sem raspas nem a panela nem a peneira, e bata na batedeira, em velocidade alta, até ficar no ponto de suspiro. Coloque em um saco de confeitar, utilize o bico de sua preferência e cubra toda a torta.
Leve para assar em forno baixo, com a porta entreaberta, por 20 a 30 minutos para "secar" o suspiro. Se quiser, polvilhe raspas de limão.


Rendimento: 12 porções



terça-feira, 15 de julho de 2014

Crema catalana

Esta receita é a versão espanhola do créme brulée, doce típico francês, que fiz recentemente. Como diz o nome, ele é típico da região da Catalunha, mas se espalhou por toda a Espanha. 
As diferenças básicas entre as duas versões, é que neste usa apenas leite e o sabor é dado pela canela em pau.
Na versão francesa vai creme de leite e baunilha e nos dois a quantidade de açúcar é menor que nos nossos doces.
Ambos devem ser servidos bem gelados com a crosta de açúcar queimado. A disputa dos dois é acirrada. Para mim é empate. Os dois permanecem na seleção principal.

Ingredientes:

1 litro de leite integral
150 g de açúcar
5 gemas
2 colheres (sopa), rasas, de amido de milho
raspas de limão (opcional)
1 canela em pau
açúcar granulado para polvilhar


Preparo:

Leve ao fogo o leite, o açúcar, a canela e as raspas de limão até começar a ferver. Peneire.
Dissolva o amido nas gemas. Coloque um pouco do leite peneirado, mexa bem, coloque o restante do leite, volte para a panela e leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até encorpar (aproximadamente 30 minutos).
Retire do fogo e coloque em vasilhas individuais. Espere esfriar e leve para a geladeira, de preferência de um dia para o outro, para gelar bem.
Antes de servir coloque açúcar por cima, e queime com um maçarico ou com as costas de uma colher aquecida no fogão. Sirva em seguida.


Rendimento: 5 a 6 porções






domingo, 13 de julho de 2014

Pizza rápida

Esta é uma receita simples e rápida para ser feita para um lanche rápido em um dia que não estamos inspiradas para ficar muito tempo na cozinha. Quem fez foi minha irmã. Ela aprendeu esta receita em um curso que fez, por isto as medidas tão precisas. Entre parenteses coloquei o que seria, aproximadamente, usando os medidores que temos na cozinha. Pode fazer tudo na sequência ou pré assar para finalizar mais tarde. O recheio pode variar como quiser.

Ingredientes:

120 g de ovos (aproximadamente 2)
14 g de açúcar (1 colher de sopa rasa)
525 g de farinha de trigo (2 e 1/2 xícaras)
320 g de leite (1 xícara)
143 g de óleo (3/4 xícara)
18 g de sal (1 colher de sopa, rasa)
16 g de fermento em pó (1 colher de sopa)


Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o leite e 1/2 xícara do óleo. Em uma tigela, coloque os ingredientes secos, misture bem e coloque o líquido. Misture novamente e, com as mãos untadas com o óleo restante, vá abrindo em uma assadeira untada. Leve ao forno para pré assar em forno a 180 a 200ºC.
Retire do forno, espalhe massa de tomate e a cobertura de sua preferência e volte ao forno.


Rendimento: 2 pizzas médias




Strudel de maçã

Originariamente esta receita é austríaca, mas já foi incorporada pelos alemães, que fizeram parte do mesmo império, então também é considerada como deles. É comum associar doce alemão ao apfelstrudel. 
Na receita original a massa é feita em casa, mas para facilitar usei uma massa folhada comprada pronta. A receita já é fácil de fazer, e usando a massa já pronta é ideal para um dia em que, no improviso, se queira um docinho para o lanche da tarde ou para oferecer como sobremesa acompanhado de uma bola de sorvete. Tirando a massa, normalmente tem-se os ingredientes em casa. Eu usei maçã verde, mas pode ser usada qualquer tipo. E como a massa é congelada dá para comprar e deixar em casa para usar tanto para doce como para salgados rápidos.


Ingredientes:

1 massa folhada congelada de 300 g
2 maçãs picadas
3/4 de xícaras de uva passa sem caroço
suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
açúcar e canela a gosto (usei 2 colheres de açúcar)
1 ovo


Preparo:

Descongele a massa em temperatura ambiente por 45 minutos, ou na geladeira de um dia para o outro.
Abra a massa e espalhe no sentido do comprimento, no meio da massa, a farinha de rosca. Por cima espalhe as maçãs picadas, a uva passa e o suco do limão. Polvilhe por cima açúcar e canela a gosto.
Passe nas bodas da massa água para "colar" a massa. Feche um lado da massa sobre o recheio, feche o outro sobre a massa que cobre o recheio. Aperte as bordas, pincele mais um pouco de água e dobre, aproximadamente 1 dedo, para evitar que o recheio escape. 
Coloque em uma assadeira pincelada com água. Bata o ovo e pincele bem toda a massa. Leve para a geladeira por 20 minutos e depois asse em forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.
Tire do forno, polvilhe açúcar, corte em fatias e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções




sábado, 12 de julho de 2014

Bolinho de chuva

Esta é uma receita que lembra a infância. E acho que esta é uma imagem geral, que ela esteve presente na infância de todos. Meu avô que costumava fazer. Esta receita é da massa básica. Se quiser, pode colocar pedaços de banana ou de maçã na massa antes de fritar. Ou então, depois de pronto, corte ao meio e coloque doce de leite cremoso.
Quando for fritar coloque porções pequenas no óleo e frite em fogo baixo porque o bolinho cresce e doura rápido, assim evita que a massa fique crua por dentro. Receita perfeita para um fim de tarde sossegado vendo um filminho na televisão ou proseando acompanhado de um café ou chocolate quente.

Ingredientes:

1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
2 colheres (chá) de fermento em pó
óleo para fritar
açúcar e canela a gosto para polvilhar


Preparo:

Bata o ovo com o açúcar, acrescente o leite e bata mais um pouco. Acrescente a farinha aos poucos, sempre batendo, até a massa ficar no ponto de pingar com a colher. Acrescente o fermento e misture bem.
Em uma frigideira aqueça o óleo e com duas colheres coloque porções pequenas da massa e doure de todos os lados. Retire do fogo, escorra em papel absorvente e passe em uma mistura de açúcar com canela a gosto. Sirva em seguida.


Rendimento: aproximadamente 40 bolinhos



Tortilha espanhola

Receita típica da Espanha, onde é chamada de tortilla de patatas, lembra um omeletão com batatas. É uma mistura da batata suiça (batata rösti) com omelete. Esta é a receita tradicional, mas é possível acrescentar outros ingredientes que desejar. Eu coloquei um pouco de noz-moscada, que acho que dá um toque a mais. Além disto, fritei um pouco de bacon na própria gordura, então coloquei um pouco de azeite na gordura que ficou na frigideira e fritei a cebola e batatas. Depois o bacon eu acrescentei aos ovos batidos.
É uma receita de preparo fácil.

Ingredientes:

3 batatas médias
1 cebola
4 ovos
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
salsinha picada a gosto
azeite de oliva


Preparo:

Descasque e corte as batatas em fatias finas. Corte a cebola também em fatias finas.
Frite-as em azeite, mexendo de vez em quando, até que a batata amoleça. Escorra em um papel absorvente para tirar o excesso de gordura.
Bata os ovos, tempere a gosto, acrescente as batatas e cebola.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e despeje a mistura. Frite até dourar a parte de baixo. Vire de lado e doure. Sirva em seguida, acompanhado de uma salada, ou sozinho.


Rendimento: 4 porções



sexta-feira, 11 de julho de 2014

Flã de iogurte com leite condensado

Esta receita é super fácil de fazer e suja pouca coisa, já que vai tudo para o liquidificador. Na receita original não vai a baunilha, mas eu acho que dá um sabor gostoso. Mas como tem a calda, nem precisa colocar já que esta vai dar o sabor para o doce. É um doce leve e não muito doce já que o açúcar fica só por conta do leite condensado.

Ingredientes:
Flã:

1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
6 colheres (sopa) de água
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 potes de iogurte natural
2 colheres (chá) de baunilha (opcional)

Calda:

1/2 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de polpa de frutas vermelhas à escolha (amora, morango, mirtilo ou framboesa)
2 xícaras (chá) de água
folhas de hortelã para decorar (opcional)


Preparo:

Coloque a gelatina e a água em uma vasilha pequena e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o iogurte e a gelatina dissolvida. Coloque esta mistura em uma forma com furo no meio, ou forminhas individuais, ou forma de bolo inglês molhada e leve à geladeira até firmar.

Calda:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até reduzir. Espere esfriar e sirva sobre o flan. Decore com folhas de hortelã.


Rendimento: 12 porções



terça-feira, 8 de julho de 2014

Brownie de chocolate meio amargo

Esta é uma receita típica americana. Como vocês estão cansadas de saber, é um bolo que foge do padrão porque leva pouco açúcar e farinha e nada de fermento, resultando em uma massa densa, mas perfeita. Se quiser servir como sobremesa, acompanhe com sorvete ou chantilly ou creme inglês para equilibrar com o sabor marcante do chocolate. Para quem gostar, sorvete de menta ou de pistache também são boas pedidas. Se quiser, use frutas vermelhas e hortelã para decorar. Hummmmm. Ou pode ser servido sem nada no lanche.

Ingredientes:

350 g de chocolate meio amargo
4 ovos, separados
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
200 g de manteiga
100 g de nozes picadas


Preparo:

Derreta, em banho-maria, o chocolate e a manteiga. Reserve.
Na batedeira, bata as claras em neve. Ainda batendo, adicione as gemas, uma a uma, o açúcar e o chocolate e manteiga derretidos. Pare de bater, acrescente a farinha peneirada e misture delicadamente. Acrescente as nozes picadas e misture. Despeje em uma assadeira untada com manteiga de 20 x 30 cm. Leve ao forno preaquecido, a 180C, por mais ou menos 45 minutos.
Sirva acompanhado de sorvete e/ou calda de frutas vermelhas ou de chocolate.

Rendimento:  10 porções



sexta-feira, 4 de julho de 2014

Berinjela a parmegiana

Esta receita quem fez foi a Silvana, braço direito da mamma. É uma receita fácil e rápida de fazer. Como é fritura por imersão, acaba não sendo algo leve, apesar de ser berinjela. Mas de vez em quando deve entrar no cardápio.
Mais uma vez aqui coloco como fazer, sem especificar as quantidades. Tem que adaptar para a quantidade e tamanho das berinjelas usadas.

Ingredientes:

berinjela
molho de tomate
queijo mussarela
orégano
ovo
farinha de rosca
óleo para fritar


Preparo:

Lave bem e corte as berinjelas, pela largura, em fatias de aproximadamente 1 cm.
Passe no ovo batido, na farinha de rosca e frite até dourar dos dois lados. Coloque em uma forma, cubra com molho de tomate temperado a gosto, queijo mussarela e salpique orégano.
Leve ao forno baixo até derreter o queijo.



terça-feira, 1 de julho de 2014

Créme brulée

Esta é uma receita clássica da confeitaria francesa, conhecida em todo o mundo. Quando penso em doce francês me vem à cabeça este doce além do petit gateau. É uma receita muito fácil de fazer e delicada, com o toque crocante e doce da casca de açúcar queimado. O prazer de comer este doce já começa no creck que se ouve ao quebrar esta crosta de açúcar. Mas lembrando que este é um doce que leva pouco açúcar, então não é como nossos doces que têm um sabor doce pronunciado.
Pode-se usar também essência de baunilha no lugar da fava, que custa em torno de R$ 10,00 cada uma. Se usar a fava, aproveite a casca, colocando-a direto no açúcar ou seque e triture no liquidificador e depois misture com o açúcar e use no preparo de bolos, por exemplo. Se for colocar a essência use 2 colheres (chá).
Com as claras que sobram pode-se fazer um bolo de claras, pudim de claras ou suspiro.

Ingredientes:

5 gemas
1/3 xícara (chá) de açúcar
350 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
1 fava de baunilha
açúcar cristal para caramelizar


Preparo:

Preaqueça o forno.
Com uma faca de ponta, corte a fava de baunilha pelo comprimento e raspe as sementes, coloque no leite e esquente. Reserve.
Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro. Coloque o leite e o creme de leite e misture bem. Deixe descansar 10 minutos.
Com uma colher, retire a espuma que se formou na superfície desta mistura. Coloque a mistura em forminhas individuais que possam ir ao forno. Coloque-as em uma forma, coloque água quente e leve para assar em banho-maria em forno baixo por aproximadamente 2 horas, até começar a dourar.
Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira, de um dia para o outro, ou fazendo de manhã para comer de noite.
Quando for servir, polvilhe açúcar sobre a superfície, e com um maçarico queime ligeiramente o açúcar. Sirva em seguida.
Se não tiver o maçarico, coloque uma colher de metal na chama do fogão, até aquecer bem. (use um protetor porque o cabo também vai estar quente). Encoste a colher no açúcar, em movimentos circulares, para caramelizar. Dá certo, mas é demorado para conseguir o mesmo efeito.


Rendimento: 4 porções


Quiche Lorraine

Esta é uma receita que foi passada pelo meu irmão, faz muito tempo. Fazia tempo que não fazíamos em casa. Apesar de ser uma receita com muita gordura (na massa e no recheio) deve entrar no cardápio de vez em quando.
Há várias possibilidades de recheio, mas este é um clássico.
É bem fácil de fazer e o que demora é para assar.
Pode-se servir a quiche sozinha, acompanhando uma salada de folhas ou arroz.







Ingredientes:
Massa:

300 g de farinha de trigo peneirada
150 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de água fria
1 ovo inteiro
1 pitada de sal

Recheio:

150 g de bacon picado
300 g de queijo gruyère ou picado
4 ovos grandes
375 ml de leite
185 ml de creme de leite fresco
1 cebola grande picada
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto


Preparo:
Massa:

Coloque todos os ingredientes em uma bacia de cozinha e amasse bem até ficar uma macia homogênea e macia. Abra com as mãos em  forma de fundo removível ou refratária deixando uma camada fina ou em forminhas menores, individuais.

Recheio:

Frite levemente o bacon na própria gordura. Espalhe sobre a massa e cubra com o queijo picado.
Doure a cebola na gordura do bacon. Desligue o fogo e acrescente o leite, o creme de leite e os ovos batidos. Derrame este creme sobre o bacon e queijo, salpique sal e pimenta-do-reino a gosto e leve ao forno a 200ºC até dourar (aproximadamente 50 minutos). Desligue o forno, espere um 10 minutos e sirva em seguida.


Rendimento: 2 quiches médios