Esta receita aprendi faz tempo em uma aula na Casa Gourmet. Já fiz várias vezes, mas fazia tempo que não fazia. A massa tem uma consistência mais compacta.
A receita original é com 1/2 lata de pêssegos em calda e 6 metades de pêra em calda, usados no recheio/decoração do bolo. Se for usá-los, coloque as peras no centro e os pêssegos, com as cavidades voltadas para a torta, ao redor. Se quiser coloque também algumas cerejas em calda.
Como tinha cereja em casa, resolvi experimentar. Também pode colocar outras frutas vermelhas, como framboesa ou mirtilo.
Além disto coloquei um pouquinho de essência de baunilha.
Para sobremesa, sirva o bolo morno e acompanhe com chantilly ou sorvete de creme. Talvez com um creme inglês também fique bom. Isto eu vi em um episódio do programa A Confeitaria, em que o Lucas fazia uma torta super fácil de maçã e servia com este creme. Ou sirva apenas ele em um lanche.
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 xícara de açúcar
1 lata de creme de leite
3 ovos
1 e 1/2 xícara de de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó peneirado
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de cereja sem caroço
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Preparo:
Em uma batedeira, bata o açúcar com a manteiga até virar um creme. Vá colocando um a um os ovos, batendo bem após cada um. Sempre batendo, acrescente o creme de leite, a baunilha, o sal, a farinha e o fermento.
Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada e espalhe por cima as cerejas. Algumas eu piquei para colocar entre as frutas inteiras.
Leve ao forno pré aquecido a 180C por aproximadamente 30 minutos, até dourar e o palito saia limpo, quando enfiado no centro da massa.
Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva morno ou frio.
Rendimento: 12 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário