Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pavê preto e branco

Esta é uma sobremesa bem nostálgica. Ela lembra muito a minha infância. Minha avó sempre fazia quando tinha reuniões de família. Não lembro de minha avó ser uma pessoa muito chegada da cozinha enquanto meu avô gostava de fazer coisas diferentes e/ou colecionar receitas. Será isto hereditário??!! Mas a lembrança deste doce é muito forte apesar de eu ser muito nova, já que ela faleceu quando eu tinha apenas 8 anos. Ele tem um gosto de carinho, dos bons tempos de despreocupação. Os netos sempre pediam que ela fizesse o doce preto e branco, que era como nos referíamos a ele, afinal o nome pavê não dizia nada para a gente. Tenho até hoje o caderninho de receitas dela, com as marcas do tempo. Em breve farei outras receitas.
Dica: não coloque o creme de leite no congelador, ou se o fizer, controle o tempo. Evite deixar muito tempo para que o soro não congele o que fará com que a cobertura fique aguada.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata de leite condensado)
4 gemas
1 copo de água
2 c.s. de chocolate em pó
250 g de biscoito champanhe
4 claras
8 c.s. de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro

Preparo:


Para o creme da base, misture o leite condensado ao de vaca e as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até formar um mingau grosso. Cuidado para não talhar. Esparrame este creme em um pirex e espere esfriar.

Leve o chocolate com a água ao fogo para ferver e dissolver bem o chocolate e deixe esfriar.
Bata as claras em neve com o açúcar até o ponto de suspiro bem duro. Acrescente o creme de leite que deve ter estado na geladeira por 2 horas para tirar o soro, e agregue bem.

Montagem:

No fundo de uma pirex grande esparrame o creme de leite condensado. Sobre este coloque os biscoitos champanhe embebidos na calda de chocolate. Por cima coloque o suspiro com creme de leite. Deixe na geladeira até o dia seguinte.
Sirva bem gelado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário