Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Tomate seco

Gosto muito de tomate seco, mas eu mesma nunca tinha feito em casa. A minha irmã e a Silvana, braço direito da mamma, já tinham feito. Resolvi me aventurar na receita. Esta receita não é difícil, mas exige uma grande disponibilidade de tempo, já que precisa fazer com bastante tomate para render e porque leva muito tempo assando e tem que acompanhar para virar de vez em quando e evitar que queime.
Se tiver fogão de 6 bocas, aproveite para fazer até mais do que esta receita, já que ele dura e é uma receita versátil. Pode ser usado para fazer patê, para comer com torrada, com salada, com macarrão e recheio de torta ou pão. Eu vou dar a receita básica, mas como os ingredientes são aproximados dá para fazer quanto quiser e adaptar conforme a necessidade e o gosto.

Ingredientes:

3 kg de tomates maduros e firmes
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de sal

Para temperar:
1 xícara (chá) de azeite de oliva
6 dentes de alho amassados
1 colher (sobremesa) de salsinha (desidratada ou fresca)
1 colher (sobremesa) de orégano
1 pitada de sal
pimenta (opcional)
manjericão e demais temperos que desejar a gosto


Preparo:

Lave os tomates, tire a tampinha, corte ao meio pelo comprimento e retire as sementes.
Coloque os tomates em assadeiras sem untar. misture o açúcar com o sal e salpique por dentro e por fora dos tomates.
Deixe-os com a boca para cima na assadeira e leve ao forno a 250ºC por aproximadamente 1h30.
Passe os tomates para outra assadeira virando o lado e escorra o líquido que ficou na assadeira para usá-la quando virar novamente.
Leve de novo ao forno, mas abaixe para 200ºC, por aproximadamente mais 1h30 e vire novamente na forma usada anteriormente. Abaixe novamente o forno para 180ºC e deixe por 30 minutos e vire novamente e mais 30 minutos e veja se já está no ponto, que é eles murchos e sem soltar líquido na forma, além de um vermelho mais escuro. 
Desligue o forno e deixe os tomates ali até esfriarem completamente.
Para o molho, misture todos os ingredientes e vá alternando uma camada de molho com uma de tomate em uma vasilha funda, terminando com o molho. Se quiser pode ir colocando os ingredientes separadamente a cada camada, neste caso sem colocar sal para evitar que fique muito salgado.
Leve para a geladeira e deixe até o dia seguinte antes de usar para pegar o gosto do tempero.
Se quiser, coloque também no molho azeitonas picadas, aliche, alcaparras ou queijo parmesão ralado. Mas se a ideia não é usar logo este tomate seco, não coloque o queijo ralado para evitar que estrague.



Nenhum comentário:

Postar um comentário